Projeto de exportação de hidrogénio a partir de Sines cancelado

A Shell, parceira do H2Sines.Rdam, concluiu que o projeto "não era economicamente viável" e a Engie queixa-se de "falta de regulamentação clara".

O projeto de hidrogénio verde H2Sines.Rdam, que planeava exportar hidrogénio em estado líquido produzido em Sines para Roterdão, foi cancelado, avança a publicação Hydrogeninsight.

A Engie, que integra o consórcio promotor, confirmou a notícia à publicação: “Dada a falta de regulamentação clara e considerando a atual maturidade do mercado-alvo, bem como a falta de infraestrutura adequada, os vários parceiros do projeto tomaram a decisão de o abandonar em outubro de 2023.”

Desta forma, o projeto cai antes de se saber se teria direito a fundos europeus, para os quais tinha sido pré-selecionado no âmbito do Fundo de Inovação Europeu, embora faltasse ainda fechar um acordo de financiamento. Em paralelo, a Shell, que também fazia parte do consórcio, indica ter concluído que o projeto “não era economicamente viável”.

O H2Sines.Rdam, que previa uma capacidade de produção de 400 megawatts em Sines, deveria começar a exportar em 2028 com o objetivo de abastecer empresas de transporte pesado de mercadorias. O consórcio juntava as empresas Engie, Shell, Vopak e Anthony Veder, e já tinha sido estabelecido um protocolo de cooperação entre os portos de Sines e Amesterdão.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Projeto de exportação de hidrogénio a partir de Sines cancelado

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião