Carlos Moreira da Silva vai liderar a associação das grandes empresas

Empresário nortenho sucede a Vasco de Mello na presidência da Associação Business Roundtable Portugal. Cláudia Azevedo e Nuno Amado serão os vice-presidentes da nova direção.

Carlos Moreira da Silva, acionista de referência da BA Glass e investidor, será o novo presidente da direção da Associação Business Roundtable Portugal (BRP), que reúne 43 grandes empresas, substituindo Vasco de Mello. Nuno Amado, presidente do Millennium bcp, assume um dos lugares da vice-presidência, onde se mantém Cláudia Azevedo, CEO da Sonae SGPS.

Carlos Moreira da SilvaRicardo Castelo/ECO

Os novos órgãos sociais da associação BRP, para o triénio 2024 – 2027, serão eleitos em assembleia geral no dia 6 de maio, no Porto, indica em comunicado. A lista foi proposta pela atual direção, liderada por Vasco de Mello, chairman do grupo José de Mello, conforme preveem os estatutos.

Não foi apresentada mais nenhuma lista dentro do prazo previsto, pelo que Carlos Moreira da Silva deverá ter garantida a sua eleição. Dono da BA Glass, em conjunto com a família Silva Domingues, foi durante mais de duas décadas presidente da empresa. É também acionista da Cerealis, que comercializa as marcas Nacional e Milaneza, e fundador e CEO da Teak Capital, uma gestora de investimentos.

O presidente só pode cumprir um mandato de três anos e metade dos membros da direção tem de mudar. De saída está António Rios Amorim, presidente e CEO da Corticeira Amorim, que com Cláudia Azevedo ocupava a vice-presidência.

Vasco de Mello vai manter-se como vogal, numa lista que inclui ainda Ana Figueiredo, CEO da Altice Portugal, João Bento, CEO dos CTT, João Ortigão Costa, CEO da Sugal, Jorge de Melo, CEO da Sovena e Ricardo Pires, CEO da Semapa.

Nuno Galvão Teles, managing partner da MLGTS, mantém-se como presidente da mesa da assembleia geral e António Brochado Correia, que lidera a PwC em Portugal, é o presidente do conselho fiscal. À frente do Conselho Consultivo continuará João Castello Branco, antigo CEO e chairman da Navigator e da Semapa.

A associação BRP foi fundada em maio de 2021 com “o propósito de acelerar o crescimento económico e social do país, para garantir um Portugal mais justo, próspero e sustentável” e contribuir para colocar Portugal entre os 15 Estados-membros da União Europeia com maior PIB per capita.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Carlos Moreira da Silva vai liderar a associação das grandes empresas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião