Receitas do turismo voltam a crescer em fevereiro para 276,4 milhões de euros

O setor turístico de Portugal recebeu mais hóspedes em fevereiro deste ano, em relação ao mesmo mês do ano passado. As dormidas aumentaram 6,4%, de acordo com os dados publicados pelo INE.

As receitas do turismo voltaram a crescer em fevereiro, subindo 13% para 276,4 milhões de euros, de acordo com os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) esta segunda-feira. Por outro lado, o rendimento médio por quarto ocupado abrandou.

Neste balanço, o INE revela que “em fevereiro de 2024, o setor do alojamento turístico registou 1,8 milhões de hóspedes (+7,0%) e 4,3 milhões de dormidas (+6,4%), gerando 276,4 milhões de euros de proveitos totais (+13,0%) e 202,1 milhões de euros de proveitos de aposento (+13,1%).

Apesar deste crescimento nos principais indicadores do setor do turismo, é possível verificar um abrandamento do rendimento que obtém dos quartos nos alojamentos. “No conjunto dos estabelecimentos de alojamento turístico, o rendimento médio por quarto ocupado (ADR) atingiu 83,8 euros (+6,0%), abrandando o crescimento (+6,9% em janeiro)”, indica o gabinete de estatística.

A Grande Lisboa continua a ter o valor mais elevado (107,8 euros), seguida pela Madeira (85,6 euros), mas todas as regiões registaram crescimentos neste indicador.

Já o rendimento por quarto disponível acelerou, ao aumentar 4,5% para 37,8 euros em fevereiro, face ao mesmo mês de 2023 (+3,7% em janeiro).

Quanto às dormidas, o INE salienta que o “município de Lisboa concentrou 24,3% do total de dormidas, atingindo 1,0 milhões e voltou a crescer (+8,3%, após -3,1% em janeiro), com o contributo das dormidas de não residentes (+10,0%), dado que as dormidas de residentes apresentaram uma variação nula.

O Funchal também voltou a subir, 3,9% em fevereiro, depois de duas quedas consecutivas. O pódio fica completo com o Porto, onde o número de dormidas acelerou para um crescimento de 10,5%. Em todos estes municípios, foram as dormidas de não residentes que mais cresceram.

(Notícia atualizada às 11h30)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Receitas do turismo voltam a crescer em fevereiro para 276,4 milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião