Economia da China supera previsões dos analistas com crescimento de 5,3% no primeiro trimestre do ano
A produção industrial no primeiro trimestre aumentou 6,1% e as vendas a retalho cresceram 4,7%, em comparação com o mesmo período do ano passado.
A economia da China cresceu 5,3%, no primeiro trimestre de 2024, após ter sido impulsionada pelas políticas de estímulo do governo e o aumento da procura, indicam dados oficiais divulgados esta terça-feira.
A expansão da segunda maior economia do mundo entre janeiro e março superou as previsões dos analistas, de cerca de 4,8%, de acordo com os dados oficiais.
“O forte crescimento do primeiro trimestre contribui muito para atingir a meta de cerca de 5% da China para o ano”, disse Harry Murphy Cruise, economista da Moody’s Analytics, em declarações à Reuters. Por outro lado, o economista alerta “que os fracos dados de março são motivo de alguma preocupação (…) com as famílias chinesas a manter as carteiras fechadas“.
Em comparação com o trimestre anterior, o crescimento foi de 1,6%.
A economia chinesa teve dificuldades em recuperar da pandemia da Covid-19, face à queda na procura e a uma crise de liquidez no setor imobiliário.
Os dados económicos surgiram dias depois de a China ter comunicado um declínio das importações e exportações em março, bem como um abrandamento da inflação, após meses de pressão deflacionista.
A produção industrial no primeiro trimestre aumentou 6,1% e as vendas a retalho cresceram 4,7%, em comparação com o mesmo período do ano passado.
O investimento em ativos fixos no primeiro trimestre cresceu 4,5%, em comparação com o mesmo período do ano anterior.
O crescimento da economia no primeiro trimestre foi apoiado por um “desempenho superior generalizado da indústria transformadora”, pelas despesas das famílias nos feriados do Ano Novo Lunar e políticas de apoio ao investimento, de acordo com Louise Loo, da Oxford Economics.
“No entanto, os indicadores de atividade de março sugerem fraqueza após o Ano Novo Lunar“, afirmou. “As condições da procura externa também permanecem imprevisíveis, como se pode ver pelo forte desempenho negativo das exportações em março”, acrescenta a economista.
Os decisores políticos lançaram uma série de medidas de política fiscal e monetária, numa altura em que Pequim procura impulsionar a economia. A China estabeleceu um objetivo de crescimento do PIB de 5%, para 2024. Em termos trimestrais, o PIB cresceu 1,6% no primeiro trimestre, acima da previsão de crescimento de 1,4%.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Economia da China supera previsões dos analistas com crescimento de 5,3% no primeiro trimestre do ano
{{ noCommentsLabel }}