Mais de dez milhões de vistos emitidos em 2023 no espaço Schengen

  • Lusa
  • 16 Abril 2024

"Mais de dez milhões de vistos Schengen e mais de 500 milhões passageiros visitaram o espaço Schengen, correspondendo a 92% dos níveis pré-pandemia em 2019", segundo Bruxelas.

A Comissão Europeia anunciou esta terça-feira que em 2023 foram emitidos mais de dez milhões de vistos Schengen e que mais de 500 milhões de pessoas visitaram os países da área europeia de livre circulação, representando 92% dos níveis pré-pandemia covid-19.

Em comunicado, a Comissão Europeia dá conta de que no último ano, de acordo com o relatório Schengen, que agrega as informações disponibilizadas pelos países que pertencem a este bloco, foram emitidos “mais de dez milhões de vistos Schengen e mais de 500 milhões passageiros visitaram o espaço Schengen, correspondendo a 92% dos níveis pré-pandemia em 2019″.

“Isto contribuiu significativamente para a economia da União Europeia (UE), uma vez que o turismo contribui para cerca de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) europeu e cria empregos para mais de 22 milhões de pessoas”, acrescentou o executivo comunitário. A Comissão Europeia olha para o presente ano com intenção de “reforçar o quadro legislativo” do espaço Schengen, incluindo a cooperação entre polícias dos Estados-membros no que diz respeito às fronteiras.

Bruxelas também quer avançar “para completar” o espaço Schengen com a inclusão da Bulgária e da Roménia, “começando por levantar os controlos nas fronteiras aéreas e marítimas”, medida que foi oficializada no passado dia 31 de março. “É necessária mais uma decisão do Conselho para levantar os controlos fronteiriços terrestres” com estes dois países, apontou a Comissão Europeia.

O espaço Schengen foi criado pela UE em 1995 e permite que mais de 400 milhões de pessoas viajem livremente entre países membros sem passar por controlos de fronteiras. O espaço Schengen abrange mais de 25 países europeus, a grande maioria são Estados-membros da UE.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mais de dez milhões de vistos emitidos em 2023 no espaço Schengen

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião