Que empregos vão desaparecer por causa dos robôs? Ouça o podcast “Trinta e oito vírgula quatro”

Estamos a viver mais, mas também a trabalhar durante mais tempo. Os portugueses trabalham em média 38,4 anos, valor que dá título ao podcast do ECO sobre o que está a moldar o mercado de trabalho.

Meio milhão de empregos vão ser eliminados na próxima década em Portugal. A culpada? A inteligência artificial. Mas, afinal, que empregos estão em risco? Neste episódio do podcast “Trinta e oito vírgula quatro”, Nuno Troni, diretor da Randstad Portugal, junta-se a nós para debater esta questão, confessando que não é dos mais otimistas, no que diz respeito ao futuro do trabalho.

Ouça o episódio no leitor abaixo ou através deste link.

powered by Advanced iFrame free. Get the Pro version on CodeCanyon.

Todos os empregos que tenham tarefas repetitivas, não criativas, este tipo de funções serão eliminadas no futuro, quase independentemente do setor”, sublinha o responsável, numa conversa em que atira que haverá trabalhadores que ficarão “para trás”.

Por outro lado, Nuno Troni levanta a ponta do véu dos novos empregos que serão criados, à boleia desta tecnologia. De acordo com um estudo da Randstad, cerca de 400 mil novos postos de trabalho devem surgir.

O “Trinta e oito vírgula quatro” é um podcast de entrevistas quinzenais sobre as tendências que estão a fazer mexer o mercado de trabalho.

Estamos a viver mais, mas, à boleia, também estamos a trabalhar durante mais tempo. Numa década, a duração média estimada da vida de trabalho dos portugueses cresceu dois anos para 38,4. É esse o valor que dá título a este podcast e torna obrigatória a pergunta: afinal, se empenhamos tanto do nosso tempo a trabalhar, como podemos fazê-lo melhor?

Neste mês de abril, vamos explorar essa questão do ponto da inteligência artificial.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Que empregos vão desaparecer por causa dos robôs? Ouça o podcast “Trinta e oito vírgula quatro”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião