Mais de 5.200 metros quadrados de painéis solares instalados em 29 edifícios do Porto

  • Lusa
  • 17 Abril 2024

Os painéis fotovoltaicos foram instalados em 25 escolas, na Polícia Municipal, no Quartel do Regimento de Sapadores Bombeiros, nas Oficinas do Carvalhido e no viveiro municipal.

Mais de 5.200 metros quadrados de painéis fotovoltaicos foram instalados em 25 escolas e quatro edifícios da Câmara do Porto no âmbito do projeto Porto Solar, lançado em 2022 com o objetivo de contribuir para a descarbonização da cidade. Os resultados do projeto, que envolveu as empresas municipais Domus Social, Águas e Energia do Porto e a Agência de Energia do Porto, vão ser apresentados na sexta-feira, pelas 09:30, revela esta quarta-feira, em comunicado, a Câmara do Porto.

Com o objetivo de contribuir para a descarbonização da cidade, o projeto permitiu a instalação de 5.200 metros quadrados de módulos fotovoltaicos em 29 equipamentos, entre os quais 25 escolas, a Polícia Municipal, o Quartel do Regimento de Sapadores Bombeiros, Oficinas do Carvalhido e o viveiro municipal. Os 5.200 metros quadrados painéis fotovoltaicos instalados estão já a produzir energia, refere a autarquia, notando que estes módulos correspondem “a três mercados Ferreira Borges”.

O investimento realizado nos estabelecimentos de ensino pretende também sensibilizar os mais jovens para a sustentabilidade e importância de recorrer a fontes de energia renováveis, estando prevista a realização de uma iniciativa junto das 25 escolas básicas abrangidas pelo Porto Solar.

O propósito é possibilitar às crianças um primeiro contacto com as energias renováveis, de uma forma simples e divertida”, indica o município, esclarecendo que, à entrada de cada escola, vão ser instalados ecrãs onde será possível observar, em tempo real, os valores de consumo e produção de energia da respetiva instituição.

Na sexta-feira, a apresentação do projeto decorre no Quartel do Regimento de Sapadores Bombeiros e contará com a presença do presidente da câmara, Rui Moreira, e dos vereadores com os pelouros do Ambiente, Urbanismo e Juventude.

A Câmara do Porto lançou em 2022 o “Pacto do Porto para o Clima”, iniciativa que visa alcançar a neutralidade carbónica até 2030, através do lançamento de vários projetos e ações nas mais diversas áreas, como energia, reabilitação urbana e mobilidade. No início de abril, a iniciativa contava com 235 subscritores.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mais de 5.200 metros quadrados de painéis solares instalados em 29 edifícios do Porto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião