Talone deixa EDP com críticas à independência do Conselho Geral

  • ECO
  • 17 Abril 2024

Ex-chairman da EDP, substituído por António Lobo Xavier, considera que o Conselho Geral e de Supervisão devia ter mais membros independentes e uma "composição justa, equilibrada e transparente".

Numa nota no relatório do Conselho Geral e de Supervisão (CGS) relativo a 2023, João Talone deixou várias críticas na sua despedida do cargo de chairman do grupo EDP, escreve esta quarta-feira o Jornal Económico. Talone considera que o CGS deveria ter mais membros independentes.

“Foi considerado importante que o Conselho mantenha uma trajetória crescente da percentagem de membros independentes e que a sua dimensão total seja adequada para garantir que as decisões são tomadas de forma justa e equilibrada”, refere o relatório citado pelo jornal.

O ex-chairman defende ainda que o CGS deve garantir que está alinhado com as “melhores práticas e padrões internacionais”. Para tal, considera que a EDP deve trabalhar em “estreita colaboração com os acionistas e outras partes interessadas para garantir que a composição do conselho seja justa, equilibrada e transparente”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Talone deixa EDP com críticas à independência do Conselho Geral

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião