Sem maioria, Governo está a conduzir “carro sem travões”, diz João Leão

  • ECO
  • 5 Maio 2024

O antigo ministro das Finanças considera que ter um Governo minoritário, sem qualquer tipo de apoio parlamentar, "é quase como estar a governar sem ministro das Finanças".

O ex-ministro das Finanças João Leão teme que a aprovação de medidas no Parlamento com impacto orçamental, de “forma descontrolada”, como o fim das portagens nas ex-SCUT, vai, a prazo, “minando as contas públicas”. Equipara a situação atual do Executivo a “andar num carro sem travões”.

“Governar nestas condições com um Governo minoritário, sem qualquer tipo de apoio parlamentar, com uma profusão de partidos no Parlamento, cria uma situação muito difícil de governação em particular para as Finanças Públicas“, afirma João Leão em entrevista ao programa Conversa Capital, do Jornal de Negócios e Antena 1.

“Sem nenhuma crítica ao atual ministro das Finanças, não é isso que esta em causa, é quase como estar a governar sem ministro das Finanças”, considera. “Ele não controla o processo de decisões que são feitas no Parlamento. Tudo é aprovado de forma descontrolada, sem critério, porque não há ninguém a controlar o processo de decisão. É quase como andar num carro sem travões“, afirma.

E deixa um alerta: “Há decisões que vão ser tomadas sem coerência, sem grande critério, e de forma descontrolada. Não é no imediato, mas a prazo vai minando as contas públicas“.

Sobre a acusação do atual ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, sobre a aprovação de despesas excecionais pelo anterior Executivo, alegadamente sem cabimento orçamental, João Leão vê uma “comunicação estratégica” para conter as reivindicações e os ânimos porque, no seu entender, é difícil, com base num primeiro trimestre em contabilidade pública, extrapolar para o ano e falar em défice.

O antigo ministro das Finanças admite que o défice já não será de 0,7%, como estava previsto pelo governo anterior. Continua a considerar que não será necessário um orçamento retificativo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sem maioria, Governo está a conduzir “carro sem travões”, diz João Leão

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião