5 coisas que vão marcar o dia

O Banco de Portugal vai divulgar os dados da dívida pública referentes a abril de 2024. Já o Eurostat vai revelar os dados do valor comercial das bicicletas em 2023.

Esta segunda-feira, o Banco de Portugal vai divulgar os dados da dívida pública referentes a abril de 2024 e o Eurostat vai revelar os dados do valor comercial das bicicletas em 2023. Já a Anacom vai fazer um balanço do desenvolvimento do 5G no primeiro trimestre do ano. A marcar o dia estão ainda dados sobre a Zona Euro e a descida dos preços dos combustíveis.

Banco de Portugal revela dívida pública

Esta segunda-feira, o Banco de Portugal vai divulgar os dados da dívida pública referentes a abril de 2024. No primeiro trimestre do ano, a dívida pública portuguesa voltou a superar a fasquia dos 100% do Produto Interno Bruto (PIB). O rácio do endividamento das Administrações Públicas cresceu para 100,5% do PIB no final de março, depois de ter recuado para 99,1% em dezembro de 2023, na sequência de uma “operação secreta” levada a cabo pelo Ministério das Finanças para baixar o rácio para um patamar inferior a 100%.

Eurostat divulga dados do comércio de bicicletas

O Eurostat vai revelar os dados do valor comercial das bicicletas em 2023. Em 2022, mercado europeu de bicicletas cresceu. A União Europeia exportou 1,1 mil milhões de euros em bicicletas (elétricas e não elétricas), naquele que é um crescimento de 22% face a 2021. As importações, com um valor superior ao dobro das exportações, chegaram a 2,5 mil milhões de euros, ou seja, mais 32% face ao período homólogo.

Anacom faz balanço do 5G

Esta segunda-feira, a Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) vai fazer um balanço do desenvolvimento do 5G no primeiro trimestre do ano. No final do ano passado, a tecnologia 5G chegava “a todos os concelhos” de Portugal e a “69% das freguesias” no final do ano passado. Em 2023, o número de estações de base instaladas no território nacional com 5G ascendia a 8.927 estações, o que representa um acréscimo de 53% do número de estações face ao reportado no final de 2022.

Como recuperou a Zona Euro em maio?

Vai ser revelado também o Índice PMI (Purchasing Manager’s Index) composto da atividade na Zona Euro da S&P Global, compilado pelo banco alemão HCOB. Dados preliminares apontam para uma aceleração da recuperação económica da Zona Euro em maio, com as novas encomendas a aumentarem ao ritmo mais rápido em mais de um ano, graças ao dinamismo do setor dos serviços, enquanto a indústria continua estagnada.

Combustíveis voltam a descer

Os preços dos combustíveis vão voltar a descer esta semana. A gasolina deverá descer 1,5 cêntimos e o gasóleo, o combustível mais usado em Portugal, deverá descer meio cêntimo, avançou ao ECO fonte do mercado. Quando for abastecer, deverá passar a pagar 1,547 euros por litro de gasóleo simples e 1,730 euros por litro de gasolina simples 95, tendo em conta os valores médios praticados nas bombas à segunda-feira, divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião