Media

JN, O Jogo e TSF mudam de mãos a 28 de junho

Carla Borges Ferreira,

Domingos de Andrade assumirá as funções de administrador executivo da nova empresa dona do JN, TSF e O Jogo. A assinatura do contrato está apontada para sexta-feira, dia 28.

O Jornal de Notícias, O Jogo e a TSF devem mudar de mãos na próxima sexta-feira, dia 28, sabe o +M. Esta é a data apontada para a assinatura do acordo final entre a Global Media e a Notícias Ilimitadas, que dará ao consócio formado pela Parsoc (30%), pela OTI Investimentos (25%), por Domingos de Andrade (20%), pela Mesosytem (15%) e pela Ilíria (10%) a propriedade dos títulos.

O negócio deverá, assim, ser concluído em junho, como previsto, estando neste momento a ser definidos os últimos pormenores. O perímetro de trabalhadores que passa para o novo grupo, sabe o +M, já está definido. Serão, de acordo com fonte próxima do processo, 190 trabalhadores dos títulos, aos quais se juntam os 68 funcionários da TSF. No caso da rádio, será comprada a empresa (90%) e não a marca, pelo que todos os trabalhadores transitam para a nova entidade, que terá um total de 267 funcionários.

Entretanto, já esta semana, terão existido reuniões com os trabalhadores dos títulos que passam para a nova empresa. Nestas, foi avançada a data de 28 de junho para a assinatura do contrato, salvaguardando que, a existir algum adiamento, será de poucos dias.

Os atuais acionistas da Global Media mantém-se ligados aos títulos, assumindo uma participação de 30% na nova estrutura, e os trabalhadores terão uma participação de 9%.

A administração da nova estrutura terá um representante da Global Media e três indicados pelo consórcio fundador do novo grupo, avança fonte próxima do processo ao +M. A liderança será de Domingos de Andrade, que, na prática, desempenhará as funções de administrador executivo.

Até ao momento, os futuros donos do JN, O Jogo e TSF já terão transferido cerca de 4,3 milhões de euros para a Global Media. O negócio é de 16 milhões.

Entretanto, esta sexta-feira o Expresso avançou que a Nobias European Studios terá concedido um empréstimo a Marco Galinha, num montante que deverá rondar os dois milhões de euros, para financiar a compra dos 51% que o WOF ainda detém na Páginas Civilizadas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.