#15 Euro 2024: a melhor seleção, o melhor jogador, a desilusão e o balanço de Portugal
O ECO estabeleceu uma parceria com o jornal desportivo online Bola na Rede, para o acompanhamento do Euro 2024. O jornalista Diogo Reis é Enviado Especial à Alemanha e escreve uma crónica diária.
Quem foi a melhor seleção do Euro 2024 na fase de grupos? O jogador com melhor rendimento? E a desilusão? Obviamente cada um tem a sua opinião e tudo o que aqui for dito não são verdades universais. Agora que o comboio parou para uma breve paragem antes de rumar aos oitavos-de-final, é tempo de refletir sobre os 13 dias de futebol que passaram, incluindo um balanço sobre o desempenho de Portugal. Mencionar que a próxima fase do Euro 2024 inicia no dia 29 de junho, com a Alemanha a enfrentar a Dinamarca em Dortmund.
Os 4 Cantos da Fase de Grupos
Melhor Seleção: Espanha
A Espanha e a Alemanha são as seleções mais fortes até à data, com uma ligeira superioridade dos nossos “hermanos”. O conjunto de Luis de la Fuente não tinha um grupo fácil (Itália, Croácia e Albânia) e conseguiu fazer o pleno (três vitórias) sem qualquer golo sofrido. Primeiro, a Espanha anulou completamente a Croácia (3-0), depois apequenou a Itália (1-0, em baile de bola) e, já com a vida tranquila, jogou com a “equipa B” e venceu a Albânia. Foi a seleção mais consistente e completa da fase de grupos do Euro 2024. Agora vai enfrentar a Geórgia.
Melhor jogador: Fabián Ruiz
Escolher o melhor jogador foi tarefa difícil. Houve muito boas exibições, porém não houve um que se diferenciasse completamente dos demais. Fabián Ruiz é o eleito, após ter correspondido ao mais alto nível frente à Croácia e Itália, dois adversários teoricamente mais exigentes. Marcou um grande golo individual (drible curto e tomada de decisão rápida) e fez uma assistência no primeiro jogo. No segundo, dominou o meio-campo diante da Itália, com um papel fundamental na construção. Descansou no jogo com a Albânia. Mencionar Jamal Musiala (Alemanha), N´Golo Kanté (França; venceu dois prémios de melhor em campo) e Georges Mikautadze (melhor marcador e crucial na caminhada histórica da Geórgia). Podiam estar mais.
Desilusão: França
Depois de ter alcançado duas finais no Mundial (venceu uma), a França definiu como principal objetivo ganhar o Euro 2024 e partiu como uma das favoritas. Quem viu os jogos da França na fase de grupos e, tendo em conta o seu currículo recente e qualidade, percebe facilmente o porquê da desilusão, uma vez que acabou a fase de grupos com apenas um golo marcado por conta própria (Kylian Mbappé) e de grande penalidade. Zero golos de bola corrida em três jogos. Não teve uma exibição que convencesse, deixando muito a desejar. A Inglaterra seguiu o mesmo caminho.
Balanço geral de Portugal
De um ponto de vista pragmático, Portugal concluiu o objetivo principal na fase de grupos: passar aos oitavos-de-final em primeiro lugar. No entanto, se olharmos ao futebol apresentado, fica a sensação de que tinha capacidade para mais e melhor. Este tem sido um problema nos últimos anos: extrair o máximo de potencial, que é gigante. Ainda há problemas a nível defensivo, na construção contra blocos baixos e certas dinâmicas. Desde que sejam reconhecidas as dificuldades e se trabalhe para melhorar, é o mais importante. Houve evolução contra a Turquia e o jogo com a Geórgia pode servir para ajustar aspetos, sobretudo a penetração diante blocos baixos visto que o próximo adversário é a Eslovénia.
- Portugal tem cinco jogadores em risco de falharem os quartos de final do Euro 2024
- Palhinha defende António Silva: «Quem é português, tem de estar orgulhoso de ter um miúdo com tanto potencial na nossa seleção»
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
#15 Euro 2024: a melhor seleção, o melhor jogador, a desilusão e o balanço de Portugal
{{ noCommentsLabel }}