Finanças autorizam garantias de 1,87 mil milhões para duas novas linhas de crédito

O Fundo de Contragarantia Mútuo só é usado para suportar parte das perdas que venham a ser apuradas por incumprimento do serviço da dívida a que se comprometeram as empresas.

O Ministério das Finanças autorizou a concessão de 1,87 mil milhões de euros em garantias pelo Fundo de Contragarantia Mútuo, para operacionalizar as linhas InvestEU e Apoio Turismo + Sustentável.

Autorizo a concessão da garantia pelo Fundo de Contragarantia Mútuo, no âmbito das Linhas InvestEU, até ao limite de capital de 1.840.000.000 de euros” e “autorizo a concessão da garantia pelo Fundo de Contragarantia Mútuo às Sociedades de Garantia Mútua, no âmbito da Linha Apoio Turismo + Sustentável, até ao limite de 32.000.000”, diz o ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, nos dois despachos publicados esta quarta-feira em Diário da República.

O Fundo de Contragarantia Mútuo permite que as sociedades de Garantia Mútua assumam as suas responsabilidades enquanto garantes dos financiamentos emitidos pela banca a favor das empresas portuguesas. Mas só é usado para suportar parte das perdas que venham a ser apuradas por incumprimento do serviço da dívida a que se comprometeram as empresas. A parte restante das eventuais perdas é suportada pelo banco e pela SGM envolvida no contrato com a empresa.

“O FCGM garante, automática e obrigatoriamente, todas as garantias emitidas pelas SGM (daí se falar de contragarantia ou “resseguro”), alavancando assim a sua capacidade de intervenção e apoio às PME e demais entidades visadas, como por exemplo os agricultores e os estudantes do ensino superior”, explica a SPGM, a sociedade que deu origem ao Banco de Fomento.

As linhas Invest EU foram assinadas há duas semanas e têm por objetivo ajudar a capitalizar o potencial oferecido pelos programas da UE tendo em conta que o aumento das taxas de juro tornou mais oneroso o acesso das PME a financiamento, atuando sobretudo ao nível da transição verde. Além disso, contam com uma garantia da própria União Europeia no âmbito do Programa InvestEU, no montante global de 190 milhões de euros.

a Linha Apoio Turismo + Sustentável faz parte do Programa Empresas Turismo 360°, que visa incentivar as empresas do setor turístico a adotar uma agenda ESG (Environmental, Social, Governance) e analisar os impactos da sua atividade no ambiente e nos sistemas sociais em que operam.

Esta linha tem uma dotação de 500 milhões de euros e cada empresa pode no máximo obter um empréstimo de 750 mil euros para comprar equipamentos, sistemas ou para implementar soluções que contribuam para a transição energética e para o alinhamento com uma trajetória de neutralidade carbónica. A linha tem um período de carência de 48 meses.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Finanças autorizam garantias de 1,87 mil milhões para duas novas linhas de crédito

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião