ASF reconhece trabalho que sugere método para calcular Risk adjustment
O Prémio Investigação ASF foi criado para incentivar o estudo e investigação sobre o funcionamento do mercado dos seguros e também de fundos de pensões. Este ano ganhou Diogo Filipe Jerónimo Rodrigues
O Prémio Investigação ASF 2023/2024 foi atribuído ao trabalho A Model for Risk adjustment for Longevity risk in Life Insurance under IFRS 17 [Um modelo para o ajustamento do risco para o risco de longevidade em Seguros de Vida ao abrigo da IFRS 17, tradução livre] realizado por Diogo Filipe Jerónimo Rodrigues, consultor na equipa Risk and Actorial Services da consultora Risk Ernst & Young. Trata-se do seu Trabalho Final de Mestrado do curso Actorial Science pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa (ISEG).
Segundo comunicado, a Autoridade de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) atribuiu o prémio esta terça-feira no auditório do órgão regulador na conferência “A Inteligência Artificial nos Seguros e Fundos de Pensões: principais desafios éticos, regulatórios e tecnológicos”.
Nesta terceira edição o júri distinguiu outros dois trabalhos com Menções Honrosas, nomeadamente, Are we prepared to cover a future pandemic? Essay of a Portuguese health insurance portfolio [Estamos preparados para cobrir uma futura pandemia? Uma tese sobre o portefólio do setor segurador na saúde em Portugal, tradução livre] por Maria do Carmo Ornelas, Alfredo Duarte Egídio dos Reis, Maria Garcia de Castro e Marli Amorim Ferreira e “Metodologias de cálculo para estimação das provisões para sinistros em anos de ocorrência futuros”, da autoria de Ana Domingues.
O trabalho galardoado visa propor um modelo para “o Risk Adjustment no risco de longevidade em produtos vida, considerando a sua inclusão no novo relato financeiro aplicável aos contratos de seguro ─ IFRS17″, lê-se no comunicado.
Importa salientar que este é um concurso anual que este ano foi dedicado ao tema “Economia, Matemática e Tecnologia”. Esta iniciativa surgiu para promover o estudo no mercado segurador. “O que moveu a ASF nesta iniciativa foi a vontade de dar um contributo para promover o interesse do estudo e da investigação sobre o funcionamento dos mercados dos seguros e dos fundos de pensões, desafiando a academia e a sociedade em geral.” disse Margarida Corrêa de Aguiar, Presidente da ASF, no discurso de abertura.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
ASF reconhece trabalho que sugere método para calcular Risk adjustment
{{ noCommentsLabel }}