Mais de 100 presidentes de Câmara obrigados a sair em 2025
Só o PS tem mais de meia centena de autarcas socialistas de saída em 2025, seguido do PSD com mais de 30. Municípios como Braga, Porto, Aveiro, Cascais ou Faro têm que mudar de presidente.
Entre as 308 autarquias do país, há 112 presidentes de Câmara que, por completarem o máximo de três mandatos consecutivos permitidos por lei, terão de deixar os cargos no próximo ano, avança esta sexta-feira o Expresso.
Só o PS tem mais de 50 autarcas em fim de ciclo (37% das 149 Câmaras que conquistou em 2021), enquanto o PSD tem mais de 30 a precisar de troca (cerca de 30% das 114 que tem, algumas em coligação). Os comunistas, através da coligação CDU, têm, por sua vez, 12 dos seus 19 presidentes a atingirem o limite no próximo ano. O CDS tem de renovar três dos seis concelhos que lidera.
Em relação aos autarcas independentes, há apenas três em final de mandato: Anadia (Aveiro), Borba (Évora) e Porto. As próximas eleições autárquicas deverão decorrer no outono de 2025.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Mais de 100 presidentes de Câmara obrigados a sair em 2025
{{ noCommentsLabel }}