5 coisas que vão marcar o dia
CTT, Corticeira Amorim e Abanca apresentam resultados do primeiro semestre, enquanto TJUE dá novo passo no processo do 'cartel da banca', cuja sentença tem estado parada no Tribunal de Santarém.
Esta segunda-feira irá ficar marcada pela apresentação de resultados empresariais, destacando-se os CTT, a Corticeira Amorim e Abanca, num dia em que está previsto o TJUE se pronunciar sobre o ‘cartel da banca’.
CTT apresentam resultados
Os CTT apresentam os resultados e o relatório integrado intercalar relativo ao primeiro semestre. Os CTT lucraram 26 milhões de euros entre janeiro e junho de 2023, um resultado líquido que é quase 80% superior ao obtido no mesmo semestre do ano anterior. No primeiro trimestre deste ano, o lucro da empresa tombou 53,9% para 7,4 milhões de euros, pressionado pelas quedas nos resultados dos negócios de Serviços Financeiros e Retalho e dos Correios.
Corticeira Amorim revela contas
A Corticeira Amorim divulga os resultados do primeiro semestre, após ter aumentado os lucros em 8% no primeiro semestre de 2023, para 51,4 milhões de euros. Nos primeiros três meses deste ano, os lucros do grupo liderado por António Rios de Amorim caíram em termos homólogos 32%, fixando-se nos 16,1 milhões de euros. Desde 2021 que a empresa liderada por António Rios de Amorim não fechava o primeiro trimestre com resultados tão baixos.
Espanhol Abanca apresenta resultados
O banco galego Abanca, que há duas semanas fechou a aquisição do Eurobic, num negócio avaliado em mais de 300 milhões de euros, tornando-se o sétimo maior banco em Portugal, publica os resultados do primeiro semestre. No primeiro semestre de 2023, registou lucros de 277,5 milhões de euros, mais 164,8% do que no mesmo período de 2022. Já nos primeiros três meses de 2023, os lucros subiram 50,3% face ao período homólogo, para 158,4 milhões de euros, novamente impulsionado pela escalada das taxas de juro.
Tribunal de Justiça da União Europeia pronuncia-se sobre ‘Cartel da Banca’
O Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE) pronuncia-se sobre o processo que ficou conhecido como ‘cartel da banca’, numa altura em que a sentença do processo tem estado suspensa no Tribunal de Santarém, aguardando uma clarificação deste órgão. O processo do ‘cartel da banca’ já tem dez anos, tendo na sua origem o facto de, entre 2002 e 2013, alegadamente mais de uma dezena bancos facultaram entre si informação sensível sobre as suas ofertas comerciais, indicando, por exemplo, os spreads a aplicar num futuro próximo no crédito à habitação ou os valores do crédito concedido no mês anterior.
Como evoluíram as exportações e importações?
O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga a estimativa rápida do comércio internacional de bens do segundo trimestre. No primeiro trimestre, as exportações e importações registaram diminuições de, respetivamente, 4,2% e 6,0%, em termos nominais e em relação ao período homólogo. O decréscimo nas transações de bens ocorreu pelo quarto trimestre consecutivo, acentuando-se face ao trimestre anterior, em que se registaram variações homólogas de -1,8% nas exportações e -5,3% nas importações.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
5 coisas que vão marcar o dia
{{ noCommentsLabel }}