Direct Line apresentou lucros abaixo das expectativas
Precificação dos seguros automóvel que não acompanhou a inflação paga nos sinistros no ano passado, ainda afeta a lucratividade da empresa.
A Direct Line, uma das maiores seguradoras de automóveis do Reino Unido, apresentou lucros no primeiro semestre deste ano abaixo do esperado, estando ainda a lidar com o aumento dos custos de sinistros pós-pandemia, avançou o Financial Times.
O atual diretor executivo da empresa, Adam Wisnlow, afirmou que as medidas adotadas para melhorar a performance da seguradora “estão a começar a fazer a diferença, mas ainda há muito a fazer”.
O lucro operacional da empresa foi de 63,7 milhões de libras esterlinas, abaixo da expectativa de 85 milhões, com a margem líquida de seguros (medida dos lucros de subscrição em proporção às receitas) de apenas 1,8%, em comparação à previsão de 3%.
A empresa ainda está a ser afetada pela precificação dos seguros automóvel no ano passado por não ter aumentado o suficiente para igualar o aumento da inflação nos custos dos sinistros e isso continua a afetar a lucratividade da empresa.
Ainda que os preços dos seguros automóveis tenham atingido máximos no ano passado, os prémios estão a começar a cair, complicando ainda mais a tarefa de melhorar a lucratividade.
Winslow mencionou que a empresa tem um plano de redução de custos de 100 milhões e que o desempenho nas áreas fora do setor automotivo, como seguros residenciais e comerciais, tem sido mais sólido, com uma margem de 11,6%.
Importa relembrar que ainda este ano a seguradora britânica lutou contra a tentativa de aquisição pela Ageas, anunciada poucos dias antes de Winslow assumir o cargo de diretor, em março deste ano.
Além das questões financeiras, a Direct Line enfrentou um erro contabilístico recente que sobrestimou sua taxa de solvência. Winslow reconheceu que o problema foi “muito decepcionante, mas específico e isolado”, e afirmou que a empresa está a investir em controlos internos para evitar futuras ocorrências. A solvência da companhia, já corrigida, ficou dentro das expectativas, em torno de 200%.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Direct Line apresentou lucros abaixo das expectativas
{{ noCommentsLabel }}