Euronext lança serviço para ajudar PME com exigências de sustentabilidade
"Ter objetivos e uma trajetória de sustentabilidade é um caminho incontornável para as empresas cotadas, e não só", afirma a CEO da Euronext Lisbon, Isabel Ucha.
No âmbito da Semana da Sustentabilidade da Euronext, a dona da bolsa de Lisboa vai lançar várias iniciativas. Uma delas tem como objetivo ajudar as pequenas e médias empresas (PME) a navegarem e aplicarem as novas normas de sustentabilidade. Também vai ser lançado um serviço que permite uma melhor comparabilidade de dados ESG (ambientais, sociais e de governança) e até uma rede que reúne desde bancos a empresas de auditoria, de forma a promover a adoção de novas práticas nas empresas.
“A Euronext continua focada em apoiar as empresas e ecossistema financeiro em geral a fazer este caminho estrutural de tornar o investimento mais sustentável”, indicou a CEO da Euronext em Portugal, Isabel Ucha, que diz perceber a importância que o tema tem nos mercados “todos os dias, no contacto com os investidores e nas perguntas que colocam”. Nesse sentido, “ter objetivos e uma trajetória de sustentabilidade é um caminho incontornável para as empresas cotadas, e não só“, conclui
Mais focado nas PME, a Euronext vai lançar o serviço ESG Advisory Solution, um serviço pago para apoiar estas empresas na implementação das Normas Europeias de Reporte de Sustentabilidade (ESRS), ao abrigo da CSRD – Diretiva de Reporte de Sustentabilidade Corporativo. O objetivo é ajudar na recolha de dados mas também na redação de políticas e reporte de sustentabilidade. Isabel Ucha partilha que a maior dificuldade, muitas vezes, está na identificação dos indicadores que têm materialidade – isto é, aqueles que são verdadeiramente relevantes consoante o tipo de empresa e atividade.
Num esforço de aumentar a comparabilidade entre os desempenhos ESG das cotadas, a Euronext vai passar a disponibilizar o serviço ESG Peer Benchmarking Report, que permite que as empresas cotadas comparem o seu desempenho ESG com os seus pares em mais de 50 indicadores ao longo de quatro anos. Vai estar acessível apenas aos clientes emissores através do portal da Euronext.
A Euronext vai ainda estrear um serviço de coaching, para apoiar os diretores de Sustentabilidade Corporativa e executivos de topo na compreensão e adesão às regulamentações da União Europeia e aos padrões ESG globais.
Vai, por fim, ter o pontapé de partida a Euronext Sustainable Network, destinada a criar um ecossistema colaborativo entre os principais intervenientes europeus em finanças sustentáveis, incluindo firmas de investimento, bancos, advogados, empresas de auditoria e consultoria, assim como fornecedores de dados. Esta rede servirá para apoiar as cerca de 1.900 entidades emitentes europeias e 6.000 investidores internacionais associados à Euronext.
Para a edição deste ano, a Euronext planeou 40 eventos externos, incluindo conferências, workshops e webinars. Estes eventos terão lugar ao longo da semana, em dez localizações europeias, visando tanto o público empresarial como investidores para promover as finanças sustentáveis.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Euronext lança serviço para ajudar PME com exigências de sustentabilidade
{{ noCommentsLabel }}