Hoje nas notícias: CIP, créditos e Misericórdia
Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.
A CIP vai voltar a propor um 15.º mês de salário isento de IRS e sem impacto nas retenções na fonte. Os intermediários de crédito registados junto do Banco de Portugal duplicaram desde 2018, com a crise na habitação a reforçar a atividade num segmento que, a partir de 2025, estará sujeito a novas diretrizes relativas à publicidade que podem fazer. Conheça as notícias em destaque na imprensa nacional esta segunda-feira.
CIP vai insistir no 15.º mês isento de IRS e sem impacto nas retenções na fonte
A Confederação Empresarial de Portugal (CIP) prepara-se para voltar a propor ao Governo, na reunião da concertação social de quarta-feira, no âmbito das negociações para o Orçamento do Estado para 2025 (OE2025), que seja permitido às empresas pagarem um 15.º salário isento de IRS. A proposta já tinha sido avançada anteriormente, mas a Autoridade Tributária (AT) optou por englobar este acréscimo para efeitos do cálculo da taxa de IRS a pagar, o que tem um efeito bastante distinto do proposto pelos patrões e limita o aumento de rendimento previsto para os trabalhadores.
Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso pago)
Já há seis mil intermediários de crédito
A atividade de intermediação de crédito duplicou nos últimos seis anos, passando de três mil intermediários registados no Banco de Portugal em 2018 para os atuais seis mil, segundo a Associação Nacional Intermediários Crédito Autorizados (ANICA). No segmento da habitação, cerca de 70% do crédito concedido passa por intermediários, mas ainda assim abaixo dos 90% do crédito automóvel. A partir do próximo ano, o setor estará sujeito a novas regras relativamente à publicidade aos produtos e serviços financeiros dos intermediários, que põem fim a um vazio regulatório.
Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)
Misericórdia vai assegurar consultas a mais 5.000 utentes sem médico de família
A Unidade Local de Saúde de Santa Maria (ULSSM) vai alargar o protocolo firmado com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) em 2023, que permitiu assegurar consultas a 5.000 utentes sem médico de família, para 5.700 pessoas e assinar mais duas parcerias com a instituição para assegurar assistência médica e de enfermagem a mais 5.000 pessoas sem médico de família nos bairros do Padre Cruz e da Liberdade, em Campolide. O presidente do conselho de administração da ULSSM, Carlos Martins, explica que há atualmente cerca de 100 mil utentes sem médico de família atribuído na área de influência da ULS e que irá manter este tipo de acordos com as misericórdias até que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) consiga dar resposta a estas pessoas. As duas novas parcerias deverão começar a funcionar a 1 de outubro.
Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)
Custo do alojamento sufoca estudantes
Dados do Observatório do Alojamento Estudantil, que analisa o mercado e as vagas em residências públicas, revelam que a renda média em Lisboa, onde é maior a oferta de cursos universitários e de quartos, disparou de 350 para 480 euros nos últimos quatro anos, um aumento de 130 euros observado também em Aveiro e Braga. O preço da renda média dos quartos subiu menos no Porto (+115 euros) e em Coimbra (+60 euros). Ao todo, são cerca de 175 mil os estudantes deslocados das suas zonas de origem, 45 mil dos quais são carenciados.
Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago)
Empresa portuguesa constrói cadeira onde o Papa se vai sentar em Timor-Leste
A marca portuguesa Antarte desenhou e construiu o cadeirão onde o Papa Francisco se vai sentar na sua primeira visita a Díli, capital de Timor-Leste, onde ficará até quarta-feira. De acordo com o presidente da empresa, Mário Rocha, “a estrutura é em madeira sustentável, o tecido, neste caso o principal, é em fibras naturais de algodão e linho, e feito em tear em Portugal”. Com apenas duas cores (pérola e dourado), a peça tem ainda uma insígnia com o brasão do Vaticano, feita com impressora 3D. A Antarte produziu também um cadeirão para o Chefe de Estado de Timor-Leste, José Ramos-Horta, personalizado com o brasão de armas do país e que será utilizado na receção oficial ao Papa.
Leia a notícia completa na Rádio Renascença (acesso livre)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Hoje nas notícias: CIP, créditos e Misericórdia
{{ noCommentsLabel }}