Alemanha em queda livre faz soar os alarmes na Zona Euro
A confiança na economia alemã caiu a pique e de forma inesperada em setembro, evaporando quase por completo o otimismo criado em redor da maior economia da Zona Euro desde novembro.
As perspetivas de uma recuperação da economia alemã estão a esfumar-se cada vez mais. Os mais recentes números do índice ZEW revelam uma queda acentuada e inesperada do sentimento económico para a economia alemã em setembro, surpreendendo analistas e investidores.
O índice que mede as expectativas económicas para os próximos seis meses caiu 81% em setembro, o equivalente a 15,6 pontos, passando de 19,2 pontos para apenas 3,6 pontos. Esta queda foi muito mais acentuada do que o previsto pelo mercado, que esperava uma descida de apenas 11,5% para os 17 pontos.
“A esperança de uma rápida melhoria da situação económica [para a Alemanha] está visivelmente a desvanecer-se”, afirma o professor Achim Wambach, presidente do instituto ZEW, responsável pelo cálculo do índice homónimo, num comunicado publicado esta terça-feira.
Com este comportamento, o otimismo nas expectativas económicas do motor da Zona Euro que foi evidente entre novembro de 2023 e junho deste ano evaporou-se quase completamente em apenas três meses.
Nota: Se está a aceder através das apps, carregue aqui para abrir o gráfico.
Pessimismo alemão alastra-se para a Zona Euro
O índice ZEW é baseado numa pesquisa mensal realizada junto de até 300 especialistas de bancos, seguradoras e departamentos financeiros de grandes empresas. Estes profissionais são questionados sobre as suas expectativas para a economia alemã nos próximos seis meses.
Um valor positivo indica otimismo, enquanto um valor negativo sugere pessimismo. A queda para 3,6 pontos significa que o número de otimistas e pessimistas está agora praticamente equilibrado.
Além das expectativas futuras, o ZEW também avalia a situação económica atual. Este indicador também piorou, caindo 7,2 pontos para -84,5 pontos, o nível mais baixo desde maio de 2020.
“Observamos novamente um declínio notável nas expectativas económicas para a Alemanha”, acrescentou Wambach, em comunicado. Mas as más notícias não se ficam por aqui.
A queda do índice ZEW não se limitou à Alemanha. As expectativas para a Zona Euro também diminuíram, embora de forma menos acentuada, caindo 8,6 pontos para 9,3 pontos.
Esta deterioração do sentimento económico pode ter implicações significativas. Pode influenciar decisões de investimento, políticas governamentais e até mesmo as ações do Banco Central Europeu.
“A maioria dos inquiridos parece já ter considerado a decisão de taxa de juro do BCE nas suas expectativas”, observou Wambach, sugerindo que os mercados já anteciparam possíveis medidas do banco central.
O mais recente relatório do ZEW esboça um quadro preocupante para a economia alemã e europeia. Com o otimismo a desvanecer-se rapidamente, todos os olhos estarão agora voltados para as próximas decisões políticas e económicas que possam reverter esta tendência negativa.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Alemanha em queda livre faz soar os alarmes na Zona Euro
{{ noCommentsLabel }}