Norrsken lança a Impact/100 2024, “os unicórnios de impacto de amanhã, identificados pelas principais empresas de capital de risco do mundo”

  • Servimedia
  • 25 Setembro 2024

A terceira lista anual Impact/100 da Norrsken destaca as startups mais inovadoras e “impactantes do mundo que estão a mudar o mundo para melhor”.

A Norrsken, uma fundação sem fins lucrativos, anunciou na quarta-feira o Impact/100 2024, a sua classificação anual que destaca as 100 principais empresas “que estão a mudar o mundo para melhor, selecionadas por uma lista exclusiva das principais empresas de capital de risco do mundo”. As empresas abordam questões globais como as alterações climáticas, a poluição, a pobreza e as perturbações da saúde mental.

“Criámos uma lista abrangente que prevemos conter os unicórnios de impacto de amanhã, tal como identificados pelas principais empresas de capital de risco do mundo”, afirmou Niklas Adalberth, fundador da Fundação Norrsken. Como parte do processo, descobrimos que todas as empresas de capital de risco com as quais temos parceria estão a procurar investir mais em impacto nos próximos anos, com quase metade a dizer que querem atribuir “muito mais” capital a empresas de impacto. Esta é uma boa notícia para o planeta”.

O Impact/100 foi criado com o objetivo de dar visibilidade aos empresários que estão a construir empresas com potencial para se tornarem “unicórnios” com impacto, empresas cujo trabalho teve um impacto positivo em mil milhões de pessoas em todo o mundo. A lista é compilada todos os anos através de nomeações rigorosamente selecionadas de investidores e organizações sem fins lucrativos. Foi pedido aos nomeadores que identificassem empresas emergentes e promissoras em fase inicial, com o objetivo de destacar empresários visionários e transformadores que ainda não chamaram a atenção das empresas mais estabelecidas.

“Queremos destacar o trabalho importante e entusiasmante que está a ser feito no domínio do impacto, impulsionando a mudança e descobrindo soluções para os nossos maiores desafios. O nosso objetivo é mostrar que fazer uma diferença positiva não só é bom para o mundo, como também é bom para os negócios. O planeta enfrenta enormes desafios. Para ajudar a enfrentá-los, precisamos de muitos mais empresários com ambição, visão e vontade de fazer uma diferença positiva, e que outros se inspirem neles. A Impact/100 pretende realçar a ousadia destas pessoas e reconhecer os seus feitos”, acrescentou Niklas Adalberth.

As empresas Impact/100 devem ser empresas orientadas para o valor económico que aspiram a gerar um progresso positivo, significativo e mensurável em relação a um ou mais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas; organizações em que o impacto não é negociável e está inevitavelmente ligado ao crescimento das receitas; empresas de elevado risco e elevado potencial que procuram tirar partido da inovação e/ou da tecnologia para ganhar escala; capazes de demonstrar que entregaram ao mercado pelo menos um produto mínimo viável e/ou que angariaram fundos em rondas de financiamento de arranque ou da Série A; de propriedade privada ou com financiamento privado.

A Norrsken recebeu mais de 1 200 candidaturas, provenientes de 40 nomeadores selecionados entre muitas das principais empresas de capital de risco em fase inicial do mundo. Uma pequena equipa foi responsável pelo processo de seleção, que foi analisado pela equipa de gestão da Norrsken. O primeiro passo para obter credibilidade neste processo é o aval recebido das empresas de capital de risco que aprovam a nomeação. Entre as 100 empresas reconhecidas, destacam-se as espanholas 001h, Hydrogen Onsite (H2Site), Idoven e Inbrain Neuroelectronics.

“Ao colocarmos estas empresas no radar hoje”, continuou Adalberth, ‘podemos oferecer às empresas de capital de risco, quer já estejam a trabalhar nesta área ou a procurar entrar nela, uma lista das principais empresas de impacto em fase inicial que provavelmente estarão à procura de financiamento num futuro próximo’.

As empresas Impact/100 serão apresentadas hoje na Torre Nasdaq em Times Square, em Nova Iorque, para coincidir com a Semana do Clima de Nova Iorque. Serão também convidadas a juntar-se ao ecossistema da Norrsken, com uma adesão global na Norrsken House de Barcelona, Estocolmo e Kigali, e serão apresentadas durante a Impact/Week 2024, que terá lugar na Norrsken House de Barcelona, de 6 a 7 de novembro de 2024.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Norrsken lança a Impact/100 2024, “os unicórnios de impacto de amanhã, identificados pelas principais empresas de capital de risco do mundo”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião