Atena lança terceiro fundo de private equity de 60 milhões para apoiar empresas portuguesas

Novo fundo vai apostar em empresas que precisem de assegurar a sucessão ou reestruturação. Na mira da Atena estão todos os setores de atividade com faturação superior a dez milhões de euros.

A Atena Equity Partners criou o terceiro fundo de investimento e angariou cerca de 60 milhões de euros para investir em empresas portuguesas. Na mira da Atena estão empresas com faturação superior a dez milhões que precisem de assegurar a sucessão ou a sua restruturação.

O fundo Atena III está interessado em empresas de todos os setores de atividade, nomeadamente em áreas como a indústria, serviços empresariais, saúde e tecnologias de informação. As empresas deverão apresentar preferencialmente um nível de faturação acima de dez milhões de euros, com resultados positivos ou negativos.

Subscrito na totalidade por investidores institucionais internacionais privados da Europa, do Reino Unido e dos Estados Unidos, o novo fundo de private equity da Atena Equity Partners vai apostar em empresas que necessitem de assegurar a sucessão ou a sua restruturação, bem como em movimentos de consolidação setorial e em unidades de negócios e empresas onde os grupos acionistas pretendem desinvestir.

Acreditamos no potencial das empresas portuguesas e estamos abertos a analisar todo o tipo de oportunidades de investimento. O novo fundo Atena III vai permitir-nos ajudar ainda mais empresas e empresários.

João Rodrigo Santos

Partner da Atena Equity Partners

“Acreditamos no potencial das empresas portuguesas e estamos abertos a analisar todo o tipo de oportunidades de investimento. O novo fundo Atena III vai permitir-nos ajudar ainda mais empresas e empresários, dando a oportunidade de crescerem e de se desenvolverem, respeitando e preservando os seus legados”, afirma João Rodrigo Santos, partner da Atena Equity Partners.

“Ao longo da última década temos vindo a apoiar o desenvolvimento e transformação do tecido empresarial português, criando valor para as empresas onde investimos e para os seus colaboradores, parceiros e fornecedores. O sucesso alcançado desde a criação da Atena também se traduziu na geração de valor para os investidores nos nossos fundos e facilitou o lançamento deste terceiro instrumento de private equity, num momento desafiante para levantar capital”, afirma João Rodrigo Santos, partner da Atena Equity Partners, citado em comunicado.

Os dois primeiros fundos geridos pela Atena Equity Partners estão totalmente investidos em empresas como as clínicas dentárias Malo Clnic, a empresa de moldes Tecnifreza, a farmacêutica Sidefarma, a empresa têxtil Quinta & Santos de Barcelos, a rede de hospitais privados Unisana Hospitais, a empresa de brinquedos Science4You, a produtora e comercializadora de produtos de cerâmica tableware Matcerâmica ou o grupo especialista em cibersegurança e tecnologias de informação Redshift.

Entre os desinvestimentos já concretizados estão as Páginas Amarelas, a Simi, a ASBW, a Leya, a Cariano ou a Prado Cartolinas da Lousã.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Atena lança terceiro fundo de private equity de 60 milhões para apoiar empresas portuguesas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião