5 coisas que vão marcar o dia
A Comissão Política Nacional do PS vai decidir o sentido de voto do partido no Orçamento do Estado para 2025. Em Washington vão começar as reuniões anuais do FMI e do Banco Mundial.
Esta segunda-feira, a Comissão Política Nacional do PS vai decidir o sentido de voto do partido no Orçamento do Estado para 2025. Em Washington, vão começar as reuniões anuais do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial. Já em Estrasburgo, o ex-primeiro-ministro italiano, Enrico Letta, vai apresentar no Parlamento Europeu o relatório “Much More Than a Market”. A marcar o dia está ainda a entrada em vigor o passe ferroviário verde e a descida dos combustíveis.
PS decide destino do orçamento
A Comissão Política Nacional do PS vai decidir esta segunda-feira o sentido de voto do partido no Orçamento do Estado para 2025 (OE2025). O secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, anunciou na quinta-feira que vai propor a viabilização do OE2025 pela abstenção, em nome da estabilidade política: “Tomei a decisão de propor à comissão política nacional do Partido Socialista a abstenção na votação do Orçamento do Estado para 2025”.
FMI e Banco Mundial começam reuniões anuais
Entre esta segunda-feira e dia 26 de outubro decorrerão em Washington as reuniões anuais dos conselhos de governadores do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Grupo Banco Mundial. As reuniões contarão com a presença de banqueiros, ministros das Finanças, académicos, representantes de organizações da sociedade civil, entre outros. Em discussão estarão questões de interesse global, incluindo a perspetiva económica mundial, a erradicação da pobreza, o desenvolvimento económico e a eficácia da ajuda.
Enrico Letta apresentar relatório ao Parlamento Europeu
O ex-primeiro-ministro italiano e presidente do Instituto Jacques Delors, Enrico Letta, vai apresentar no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, o relatório “Much More Than a Market”, em português “Muito mais do que um mercado”. O relatório, que foi uma das bases usadas para o plano de ação da Comissão Europeia para os próximos cinco anos, versa sobre o futuro do mercado único e a competitividade na União Europeia e é resultado de mais de 400 reuniões realizadas em 65 cidades europeias.
Entra em vigor o passe ferroviário verde
Esta segunda-feira entra em vigor o decreto-lei que cria o passe ferroviário verde, em substituição do passe ferroviário nacional. Este novo título de transporte vai ter um custo mensal de 20 euros. O passe ferroviário verde vai permitir viajar nos serviços regionais e inter-regionais, bem como nos comboios urbanos de Coimbra, Lisboa e Porto e em viagens em segunda classe nos intercidades.
Combustíveis vão descer esta semana
Os combustíveis vão ficar mais baratos esta semana. O gasóleo, o combustível mais usado em Portugal, deverá descer três cêntimos, anulando a subida da semana passada, e a gasolina deverá descer meio cêntimo. Assim, quando for abastecer, deverá passar a pagar 1,553 euros por litro de gasóleo simples e 1,702 euros por litro de gasolina simples 95, tendo em conta os valores médios praticados nas bombas à segunda-feira.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
5 coisas que vão marcar o dia
{{ noCommentsLabel }}