Banco polaco do BCP quer retomar dividendos em 2027
No plano comercial, o Bank Millennium tem como objetivo duplicar o negócio de banca de empresas, apontando às empresas de média dimensão com um novo modelo de serviço e um processo de crédito digital.
O banco polaco do BCP quer voltar a pagar dividendos em 2027 (com base nos lucros de 2026), de acordo com o plano estratégico para 2025-2028 apresentado esta segunda-feira.
Em linhas gerais, o Bank Millennium (detido em 50,1% pelo banco português) quer atingir uma rentabilidade dos capitais próprios de 18% em 2028 (melhoria em relação aos atuais 10,1%), e conta com vários fatores para atingir esse objetivo. Desde logo com a economia polaca a registar um crescimento anual entre 3% e 4% neste período, o que tornará o mercado polaco “atrativo para os bancos”.
O banco pretende manter “uma forte disciplina dos custos” e atingir um rácio cost-to-income de 37% dentro de quatro anos e reduzir o rácio de malparado para uma fasquia abaixo dos 4% (em comparação com os atuais 4,5%). No plano comercial, o Bank Millennium tem como objetivo duplicar o negócio de banca de empresas, apontando às empresas de média dimensão com um novo modelo de serviço e um processo de crédito digital.
Na parte da banca de retalho, a meta passa por alcançar os 3,7 milhões de clientes ativos, o que significa crescer 4% ao ano. O Bank Millennium tem atravessado anos desafiantes por conta das provisões relacionadas com os riscos legais associados aos créditos hipotecários em francos suíços.
Na quarta-feira será a vez de o BCP apresentar o seu plano estratégico para 2025-2028, sendo que o CEO, Miguel Maya, já anunciou que haverá um reforço do payout para 50% ou mais dos lucros.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Banco polaco do BCP quer retomar dividendos em 2027
{{ noCommentsLabel }}