Quatro seguradoras na corrida à compra da Esure
A seguradora que vende 91% através de sites comparadores de preços foi colocada à venda pela gestora de fundos de investimento Bain. Ageas, Allianz, Aviva e os finlandeses da Sampo estão interessados.
A insurtech britânica Esure foi colocada no mercado pela sua atual proprietária, a gestora de fundos Bain Capital, que a adquiriu em 2018 por 1,21 mil milhões de libras. Segundo a Bloomberg, os conselheiros financeiros estão a lançar o valor de 1,5 mil milhões de libras e estão a procurar seguradoras com interesse em reforçar presença no Reino Unido.
Segundo a Bloomberg a Ageas estará na primeira linha após ter rompido a negociação com a Direct Line, uma concorrente da Esure. Também a Allianz e a Aviva são apontadas pela Bloomberg que revela que o Hastings Group, pertencente à gigante finlandesa Sampo, teria manifestado interesse em estudar a compra logo que se esta hipótese foi conhecida.
O Esuregroup faturou 2 mil milhões de libras em 2023, com prejuízo líquido de 60 milhões, mas está a crescer negócio 17% durante este ano. Com 102% de rácio combinado no ano passado e 92% em 2022, o grupo vende 91% dos seguros através de sites comparadores de preços e 8% através do canal direto.
Tem produtos automóvel e habitação e usa as marcas Esure, e First Alternative, como alternativas quanto ao perfil de risco dos clientes, e Sheilas’ Wheels claramente dirigido a mulheres automobilistas. O ramo automóvel significa 75% do seu negócio sendo o restante habitação.
Segundo dados recolhidos por ECOseguros, o mercado de seguro automóvel no Reino Unido vale 19 mil milhões de libras por ano, tendo como líder o AdmiralGroup (marcas Admiral, Bell e Diamond) com 13% de quota e 4,9 milhões de veículos segurados. Com cerca de 12% de quota estará a Direct Line, que também usa Churchill e Privilege como marcas e a Aviva que usa igualmente a Quotemehappy.com como canal comercial.
Nenhuma das partes quis confirmar as informações e não há data prevista para evolução do negócio.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Quatro seguradoras na corrida à compra da Esure
{{ noCommentsLabel }}