Governo acelera concessão de vistos em 20 dias se empresas derem casa digna e formação a imigrantes
'Via verde' que permitirá às empresas aceder a vistos de trabalho para imigrantes em 20 dias só será possível mediante o cumprimento de requisitos de “recrutamento ético”.
O Governo quer discriminar pela positiva, no que toca à concessão de vistos de trabalho a imigrantes, as empresas que assegurarem contrato de trabalho, alojamento digno e formação profissional aos trabalhadores empregados. Em concreto, segundo o Expresso (acesso pago), trata-se de criar uma ‘via verde’ que deverá emitir os documentos de viagem em cerca de 20 dias, acelerando as respostas dos postos consulares nos países de origem e da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) aos pedidos feitos pelas entidades empregadoras.
A proposta foi apresentada na segunda-feira pelo ministro da Presidência, António Leitão Amaro, num encontro com representantes da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP), Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), Confederação do Turismo de Portugal (CTP) e Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário (CPCI).
De acordo com a medida proposta, as empresas que não acatarem os requisitos de “recrutamento ético” terão de esperar na fila normal, em que o acesso aos vistos só é desbloqueado na via diplomática passados vários meses da realização do pedido de visto. Esta espera pode pôr em causa as épocas de colheita na agricultura, o cumprimento dos prazos das obras realizadas no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e a resposta aos picos turísticos, por se tratarem de setores muito dependentes de mão-de-obra estrangeira.
O semanário refere ainda que o Executivo tem a perceção de que as empresas de pequena dimensão podem não ter a capacidade para cumprir os requisitos para acederem à ‘via verde’, mas que estarão ao alcance de “muitas”, nomeadamente as “de grandes dimensões”. “Sendo o tecido económico nacional composto maioritariamente por pequenas e médias empresas, muitas não terão recursos suficientes para garantir estas despesas à partida, gerando-se uma situação de desigualdade”, disse um dos patrões participantes da reunião com o ministro António Leitão Amaro.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Governo acelera concessão de vistos em 20 dias se empresas derem casa digna e formação a imigrantes
{{ noCommentsLabel }}