5 coisas que vão marcar o dia
António Costa estreia-se a presidir reunião do Conselho Europeu. Ministro das Finanças ouvido em Parlamento. INE, Eurostat e ACEA divulgam dados
António Costa preside pela primeira vez uma reunião do Conselho Europeu. Para o mesmo dia está marcada a assembleia de credores da Jodel. E o ministro das Finanças será questionado no Parlamento sobre a política fiscal para os combustíveis.
Costa estria-se a liderar reunião do Conselho Europeu
António Costa, ex-primeiro-ministro, vai presidir pela primeira vez a uma reunião do Conselho Europeu. O encontro terá a participação do Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, estando prevista uma discussão entre os membros da instituição, onde será analisada “a melhor forma de honrar os compromissos” da União Europeia para com o povo ucraniano, escreveu António Costa no convite endereçado aos membros do Conselho Europeu. Em cima da mesa está ainda a atuação da União Europeia no mundo, o relatório de Sauli Niinistö “sobre o reforço da prontidão e preparação civil e militar da Europa”, as migrações, a evolução da situação no Médio Oriente e outros temas.
Ministro das Finanças clarifica “estratégia fiscal” para os combustíveis
O ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, será ouvido na Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública no âmbito de um requerimento apresentado em setembro pelo grupo parlamentar do PS. Os socialistas querem que o ministro esclareça a estratégia fiscal para os combustíveis.
Taxas de juro e comércio na agenda do INE
O Instituto Nacional de Estatística (INE) vai divulgar quais foram as taxas de juro implícitas no crédito à Habitação em novembro. Em outubro, a taxa caiu para 4,277%, refletindo uma descida de 8,5 pontos base em comparação com o mês anterior, na maior queda em 12 anos. O INE vai ainda publicar as estatísticas do comércio e as estatísticas sobre as filiais das empresas estrangeiras em Portugal, ambos relativos a 2023.
Credores da Jodel discutem futuro da empresa
Realiza-se hoje a assembleia de credores da Jodel. A fabricante de detergentes entrou em insolvência no final de outubro, com dívidas superiores a 30 milhões de euros. Ao ECO, o administrador de insolvência adiantou que entre os principais credores estão o Estado, vários bancos e a Agência para a Competitividade e Inovação (IAPMEI). José Eduardo de Castro Martins promete apresentar na reunião um plano para “estabilizar a empresa durante três a quatro meses”, “preservar os cerca de 70 postos de trabalho” e “recuperar os clientes que saíram, como o grupo Sonae e o Lidl”. Na fase seguinte, ambiciona “vender a empresa no e-leilões, com trabalhadores incluídos, sem nenhuma intervenção de leiloeiras, prontinha a trabalhar a lucrar”.
Como evoluem as vendas de automóveis novos na UE?
A Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA) divulga números sobre as vendas em novembro de novos automóveis de passageiros. Segundo os dados mais recentes, o mercado automóvel europeu teve um aumento de 0,7% de novos registos nos primeiros dez meses do ano, para 8,9 milhões de unidades. Outubro teve o primeiro crescimento homólogo desde julho, de mais 1,1%, com 866.397 registos de automóveis.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
5 coisas que vão marcar o dia
{{ noCommentsLabel }}