5 coisas que vão marcar o dia
No último dia do ano, chegam ao fim alguns apoios do Estado. O INE mostra como cresceu a atividade turística em novembro e a bolsa portuguesa negoceia em sessão mais curta.
Em vésperas de ano novo, as negociações na bolsa portuguesa terminam mais cedo. O Banco de Portugal e o INE divulgam indicadores e os trabalhadores da Portway voltam a entrar em greve. Com o final do ano, chegam também ao fim alguns apoios do Estado.
Bolsa portuguesa negoceia em sessão mais curta
É véspera de Ano Novo até no mercado bolsista português. Tanto aqui como na maioria das congéneres europeias, a sessão desta terça-feira será mais curta antecipando o encerramento das bolsas no dia 31 de dezembro, dia de passagem de ano, com a bolsa de Lisboa a fechar por volta das 13h. No entanto, Wall Street mantém o seu fecho às 21h.
Banco de Portugal divulga indicadores de estabilidade financeira
O dia fica ainda marcado, por parte do Banco de Portugal, pelos indicadores de estabilidade financeira, referentes ao terceiro trimestre. A instituição divulga ainda informação sobre o sistema bancário português, também relativa ao terceiro trimestre, sendo que o sistema bancário nacional continua a apresentar uma evolução favorável, segundo dados recentes do BdP.
Como cresceu a atividade turística em novembro?
Já o Instituto Nacional de Estatística (INE) apresenta a sua estimativa rápida sobre a atividade turística de novembro. Até outubro, os proveitos totais do alojamento turístico aumentaram 10,6% e os de aposento 10,7%, em termos homólogos, para 5.969,1 e 4.619,4 milhões de euros, respetivamente, sobretudo impulsionados pelas dormidas de não residentes.
Terminam apoios do Estado ao crédito à habitação e à compra de carros elétricos
Com o final do ano, terminam também alguns apoios concedidos do Estado. Além da extinção das alterações temporárias para quem tem empréstimos à habitação, acabam também com o dia de hoje as candidaturas aos apoios à compra de carros 100% elétricos ou outros veículos verdes, que chegavam aos quatro mil euros, para veículos até 38.500 euros.
Greve nos aeroportos
Depois da greve na véspera de Natal, a contestação setorial vai continuar a fazer-se também na véspera de ano novo. Esta terça-feira, os trabalhadores da Portway voltam a entrar em greve, numa iniciativa que se traduz numa paralisação de 24 horas, entre as 00:00 e as 23:59. Além disso, está em curso uma paralisação de todo o trabalho suplementar desde as 00:00 do dia 24 de dezembro e que se estende até às 23:59 de dia 1 de janeiro de 2025.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
5 coisas que vão marcar o dia
{{ noCommentsLabel }}