China Three Gorges compra megacentral solar em Espanha
A CTG adquiriu a Mula, na região de Múrcia, por cerca de 500 milhões de euros. Segundo o jornal 'Expansión', pagou cerca de 500 milhões de euros.
O fundo canadiano Northleaf Capital Partners vendeu o megaprojeto solar de Mula, na região espanhola de Múrcia, à China Three Gorges (CTG), acionista da EDP. A mudança de donos desta central fotovoltaica, com 494 Megawatts (MW) de capacidade, significa o concretizar de um dos maiores negócios de energias renováveis dos investidores chineses em Espanha.
A CTG adquiriu a central Mula por cerca de 500 milhões de euros, segundo o jornal Expansión. A operação foi realizada em conjunto com o parceiro de investimento minoritário – Qualitas Energy – numa venda conjunta à CTG de Espanha, uma subsidiária indireta da China Three Gorges Corporation, o maior grupo de energia limpa da China.
Fundos geridos pela Northleaf compraram a Mula em 2018 e, ao longo dos últimos anos, supervisionaram a construção e a otimização da fábrica antes de lançarem o processo de venda no final de 2023.
Para o diretor geral da Northleaf, a assinatura desta venda reforça que a sociedade se tem concentrado “em ativos de infraestruturas de média dimensão com um fluxo de caixa estável, forte rendimento e ligação à inflação”.
“A nossa abordagem de aquisição bilateral, crescimento prudente, redução de riscos e saída oportunista de ativos de infraestruturas essenciais é a forma como alcançamos retornos atrativos para os nossos investidores”, explicou Roderick Gadsby, que também é chefe europeu de Infraestrutura da Northleaf.
A conclusão da transação está prevista já para o início de 2025. A assessoria esteve a cargo do Société Générale, BBVA e Greenhill (financeira), Watson Farley & Williams e A&O Shearman (jurídica), consultora EY (contabilidade e impostos) e DNV (técnica).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
China Three Gorges compra megacentral solar em Espanha
{{ noCommentsLabel }}