5 coisas que vão marcar o dia
Esta quarta-feira os mercados estão em destaque no calendário económico com as minutas da última reunião da Fed, na qual manteve os juros inalterados, e o leilão do lGCP.
Esta quarta-feira os mercados financeiros estão em destaque no calendário económico com a divulgação das minutas da Reserva Federal norte-americana (Fed) e o IGCP realiza o leilão mensal de Bilhetes do Tesouro. A nível macroeconómico, INE e Banco de Portugal publicam novos dados do emprego e balança de pagamentos.
Reserva Federal publica minutas da última reunião
A Fed divulga as atas da última reunião de política monetária do Comité do Mercado Aberto (FOMC – Federal Open Market Committee). O encontro dos dias 28 e 29 de janeiro culminou com a decisão de manter as taxas de juro de referência no intervalo entre 4,25% e 4,50%, como era esperado pelos analistas. Hoje também está previsto um discurso do vice-presidente da Fed, Philip Jefferson, no Vassar College (Nova Iorque).
Emprego e juros do crédito para comprar casa
O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga, às 11h00, as estatísticas do emprego referentes a 2024. É tempo de saber se a média anual de população empregada voltou a aumentar, como aconteceu em 2023: 4 978,5 mil pessoas (+2% em relação ao ano anterior). À mesma hora serão publicadas as taxas de juro implícitas no crédito à habitação em janeiro.
IGCP vai ao mercado
A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) volta ao mercado para um leilão de Bilhetes do Tesouro (BT) com maturidade a 11 meses e montante entre 750 milhões de euros e mil milhões de euros.
Banco de Portugal divulga balança de pagamentos
A economia portuguesa terminou o ano de 2024 com um excedente externo superior a 10 mil milhões de euros? É o que se ficará a saber com a nota de informação estatística do Banco de Portugal sobre a balança de pagamentos em dezembro. Até novembro do ano passado, o excedente da balança de bens e serviços subiu 2,9 mil milhões de euros em termos homólogos. Já o excedente externo fixou-se nos 9,8 mil milhões de euros.
Cimeira Portugal-Brasil arranca
O primeiro-ministro desloca-se a Brasília e a São Paulo, para participar na XIV Cimeira Luso-Brasileira, e faz-se acompanhar por mais 11 governantes: Paulo Rangel, António Leitão Amaro, Nuno Melo, Rita Alarcão Júdice, Fernando Alexandre, Ana Paula Martins, Pedro Reis, Graça Carvalho, Margarida Balseiro Lopes, José Manuel Fernandes e Dalila Rodrigues. Em Lisboa, na Assembleia da República, a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Maria do Rosário Palma Ramalho, é ouvida a requerimento do grupo parlamentar do Bloco de Esquerda.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
5 coisas que vão marcar o dia
{{ noCommentsLabel }}