Viana do Castelo investe 100 milhões até 2026 com economia verde e azul no horizonte

Com vários projetos inovadores na área da energia do mar, a capital do Alto Minho vê na economia verde outro pilar fundamental no desenvolvimento do concelho. Conheça algumas das iniciativas.

Luís Nobre, Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, na conferência Cidade do Futuro.Ricardo Castelo

A economia verde e azul são prioridades para Viana do Castelo e os projetos nestas áreas deverão garantir o desenvolvimento futuro do concelho, acredita o presidente de Viana do Castelo, Luís Nobre. Com 100 milhões de euros para investir até 2026, o autarca da capital do Alto Minho, que tem atraído importantes investimentos para a região, destina uma fatia importante ao desenvolvimento de infraestruturas nos parques industriais.

Nenhum território se afirmará se não tiver maturidade. E maturidade é um conjunto de fatores: é identidade, dinâmica económica e social, a dinâmica e representatividade que os seus agentes económicos têm. Os agentes económicos são promotores de território, de cidade. Se tiverem objetivos no que é o avanço do projeto, concorrem para notoriedade do território”, começou por explicar Luís Nobre na conferência Cidade do Futuro, organizada pelo ECO colaboração com a autarquia.

Mas esta maturidade inclui também os projetos que os territórios estão a desenvolver, diz o presidente da câmara de Viana, dando vários exemplos de projetos inovadores a serem desenvolvidos na região. Um deles é o SustMar, que está a ser construído com várias empresas na área da energia do mar”. Viana do Castelo conta ainda com um projeto experimental na energia offshore em que leva “sete anos de avanço relativamente a tudo o que está a acontecer no país”, isto além da produção de energia através das ondas, apontou.

A economia do mar, ou economia azul, associada à economia verde, são duas áreas em que o autarca identifica grande potencial. “Se soubermos associar a notoriedade, a economia verde e a economia azul, o sucesso da nossa cidade está garantido“, reforçou. E para garantir que a cidade tem capacidade para continuar a atrair novos projetos, Viana do Castelo tem em curso um plano de investimentos robusto.

Estou certo que se soubermos associar a notoriedade, a economia verde e a economia azul, o sucesso da nossa cidade está garantido.

Luís Nobre

Presidente da câmara de Viana do Castelo

Vamos investir mais de 100 milhões até 2026 no concelho em domínios como infraestruturas nas áreas dos parques industriais”, adiantou Luís Nobre, apontando, desde logo, duas infraestruturas de 33 milhões de euros, uma nova ponte sobre o rio Lima e um novo acesso ao Vale do Neiva, uma região que gera um terço da economia.

Outros investimentos incluem áreas como a habitação, educação, coesão social e transportes urbanos, sendo que na área da mobilidade, a partir de setembro, Viana vai assumir a operação e está a apostar em frotas exclusivamente elétricas.

Luís Nobre destacou ainda o STARTS, um projeto que prevê a reconversão do antigo Matadouro Municipal num espaço que vai acolher a ciência, tecnologia e arte, assente nos valores do Novo Bauhaus Europeu. O projeto, de seis milhões de euros, garantiu um financiamento de cerca de cinco milhões de euros do FEDER.

“Conseguimos ir ao New European Bauhaus e obter uma candidatura vencedora, com um projeto que contribuirá para a nossa massa crítica, aliando ciências, artes e tecnologias, num projeto de afirmação, que servirá certamente de inspiração para outras cidades”, rematou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Viana do Castelo investe 100 milhões até 2026 com economia verde e azul no horizonte

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião