Poluição na Índia pode encarecer seguros de saúde em 10% a 15%
Se as intenções se materializarem será a primeira vez de sempre que a poluição atmosférica será utilizada como um fator direto para calcular os prémios dos seguros de saúde na índia.
As seguradoras que operam na Índia ponderam aumentar os preços das novas apólices seguros de saúde entre 10% a 15% para os residentes de Nova Deli após um aumento significativo de sinistros relacionados com a poluição atmosférica em 2024 na capital da Índia, segundo nove executivos avançaram à Reuters.
O plano está a ser debatido entre os seguradores mas, se avançar, vai requerer aprovação do regulador de seguros e surge após a capital da Índia ter registado níveis recorde de poluição atmosférica.
Se os objetivos se concretizarem, será a primeira vez de sempre que a poluição atmosférica será utilizada como um fator direto para calcular os prémios dos seguros de saúde na índia e poderá justificar subidas nos prémios nas próximas cidades.
A toxicidade no ar fez com que mais residentes da capital procurassem o tratamento para asma, doença pulmonar obstrutiva crónica e doenças cardiovasculares em 2024 num valor superior a qualquer ano precedente, indicaram cinco responsáveis contactados pela agência.
Importa referir que os sinistros respiratórios aumentaram 8,3% entre o ano fiscal de 2023 e o ano fiscal de 2025 no estado de Deli, que registou o maior aumento dos custos dos cuidados de saúde na Índia durante esse período, de acordo com um relatório Boston Consulting Group e do Medi Assist.
Além disso, a Bajaj Allianz General Insurance indicou que o setor poderia eventualmente acrescentar novas cláusulas que abordassem especificamente os problemas de saúde relacionados com a poluição.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Poluição na Índia pode encarecer seguros de saúde em 10% a 15%
{{ noCommentsLabel }}