Zurich Portugal faz nova aposta em seguros de Vida proteção

A seguradora suíça quer crescer 8% por ano em seguros de vida proteção a nível global e Tim Bailey, responsável desta linha negócio, esteve em Portugal a motivar a operação nacional para o objetivo.

A visita a Portugal de Tim Bailey, CEO Zurich’s Global Life Protection Business, trouxe as novidades da companhia de seguros para os seguros de Vida Proteção, os de Risco Puro, os que tradicionalmente pagam em caso de morte da pessoa segura, mas que hoje em dia são muito mais que isso. Ana Paulo, Head of Life Zurich Portugal, também acredita no futuro destes produtos numa fase em que as taxas de juro estão a baixar e os seguros financeiros – que tiveram um ótimo ano de 2024 também para a Zurich – podem perder competitividade. Os responsáveis falaram em exclusivo com ECOseguros.

Tim Bailey: “Numa sociedade a envelhecer, damos atenção à educação financeira, ao planeamento intergeracional e à consciência desse envelhecimento”.Hugo Amaral/ECO

Tim Bailey, que aponta 8% como crescimento anual do segmento de Vida Proteção na Zurich, vê oportunidades de crescimento para todo o ramo Vida: “Estamos focados em poupança e proteção e, em proteção, temos vários fatores de crescimento como fazerem parte do aumento de benefícios atribuídos pelas empresas aos seus colaboradores, maior número de proprietários das suas próprias casas, bem como cobertura de hipotecas e empréstimos pessoais”, disse.

O responsável global da Zurich acredita na prosperidade do negócio: “Na verdade para os seguros de vida proteção, 2024 foi um ano recorde na Zurich e representou 28% dos lucros do grupo o que é uma boa proporção”, disse, “foi um crescimento forte nos nossos mercados principais e menor em mercados mais pequenos”.

“Também a Covid-19 e maior literacia financeira destacaram a necessidade de proteção por seguros de vida, também há um aumento dos custos com saúde, e todos estes fatores são vistos por nós como de tendência de crescimento nos seguros de vida proteção”, acrescentou.

Ana Paulo: “Treinamos mediadores para melhorarem a sua literacia financeira para, de forma holística, dar-lhes capacidades para oferecerem a cada cliente os produtos mais adequados”.Hugo Amaral/ECO

Se os seguros vitalícios poderão ser um próximo passo da oferta Tim Bailey não é perentório. “Oferecemos seguros vitalícios em alguns mercados e gradualmente estamos a constatar necessidades de produtos que acompanhem as pessoas ao longo das suas vidas, nomeadamente em idades mais avançadas. No entanto, para enfrentar uma sociedade em envelhecimento damos atenção à educação financeira, ao planeamento intergeracional e à consciência desse envelhecimento que são elementos importantes do debate”.

Quanto a novas valências dos seguros de Vida proteção, Bailey explica que a Zurich “pensa mais em coberturas não só em caso de morte, mas em casos de doenças críticas, doenças crónicas e invalidez. São coberturas para dar paz de espírito financeira em caso de um evento na família”.

A Zurich Portugal aproveitou o momento para anunciar que vai lançar em abril uma nova cobertura complementar de proteção de rendimentos que pagará uma incapacidade temporária para o trabalho, para ajudar em momentos de doenças longas com consequências de paragem de atividade por muito tempo.

Bailey acredita que existe outro segmento de mercado em que a Zurich poderá melhorar a oferta é em empresas: “A oferta de seguros Vida proteção é comum nas grandes empresas europeias e gradualmente está a chegar até a pequenas PME, em muitos mercados está a ser um caminho de crescimento”, afirmou.

Contar com os distribuidores para dar passos em frente

“Queremos mediadores de seguros para quem a educação financeira e o planeamento financeiro dos seus clientes sejam importantes, eles têm um papel muito relevante no encontrar uma cobertura certa para as pessoas”, comentou Tim Bailey, “por esse motivo mantemos os processos de subscrição simples e suaves, não só para os clientes mas também para agentes, corretores e bancos e com o suporte tecnológico que já temos estamos a conseguir coberturas à medida de vários segmentos e de diferentes fases da vida”, conclui.

Ana Paulo confirma essa atitude em Portugal: “Continuamos a desenvolver a literacia financeira com os canais de distribuição e com os clientes finais. Se os distribuidores souberem explicar bem o que são produtos poupança e produtos proteção, que perseguem objetivos diferentes, podem mais rapidamente fazer ver aos clientes qual o mais adequado para ele. Pode ser para a família, para um projeto, para um complemento de reforma, ou para outra finalidade importante para cada um”,

A responsável pelo ramo Vida da Zurich Portugal explica que a companhia treina os agentes para diferentes produtos, para diferentes temas, diferentes tópicos “para aumentarem o seu conhecimento, melhorarem a sua literacia financeira, de forma holística, para dar capacidades para oferecer a cada cliente os produtos mais adequados”.

O posicionamento do ramo Vida em Portugal é descrito por Ana Paulo: “Focamos em proteção e poupança e dentro da poupança também em produtos unit linked. Claro que em Portugal os produtos de rendimento e capital garantido são importantes porque termos um perfil de cliente muito conservador” – adianta “mas na Zurich é importante desenvolver unit linked, porque produtos de rendimentos garantidos estão indexados a taxas de juro e quando estas baixam tornam-se produtos menos rentáveis para os clientes”, disse, reforçando que “a oferta de unit linked permite aos nossos clientes diversificar e aceder com pequenos prémios a produtos com maiores rendimentos”, conclui.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Zurich Portugal faz nova aposta em seguros de Vida proteção

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião