Regulador espanhol investiga Generali e Sanitas por suspeita de práticas anticoncorrenciais

  • ECO Seguros
  • 26 Março 2025

A CNMC considera que o acordo pode ter incluído "elementos suscetíveis de restringir a concorrência". Por sua vez, a Generali diz estar "confiante" de que está em conformidade com a lei.

O regulador do mercado espanhol avançou com uma investigação sobre o acordo entre a italiana Generali e a seguradora local Sanitas para averiguar alegadas práticas anticoncorrenciais. “O acordo pode ter incluído acordos sobre preços e condições comerciais, elementos suscetíveis de restringir a concorrência”, considera a CNMC.

Em causa está o acordo segundo o qual a Sanitas assumiu a gestão dos serviços de saúde dos clientes da Generali, incluindo o respetivo pagamento aos hospitais, tendo sido assinado pelas duas empresas em outubro de 2022.

O regulador espanhol está a averiguar se as seguradoras fixaram os preços e as “condições comerciais ou de serviço das apólices de todos os clientes atuais e futuros da Generali afetados pelo acordo”. A CNMC analisa também “se existem cláusulas suscetíveis de limitar a concorrência entre as duas seguradoras, quer em relação a determinados clientes, quer noutros mercados não abrangidos pelo acordo”.

Perante as alegações, a seguradora italiana afirmou estar “confiante” de que o acordo com a Sanitas está em conformidade com “a lei em termos de concorrência”, acrescentando que continua “à disposição da CNMC para fornecer todas as informações necessárias”. “Trata-se de um acordo de resseguro de prestação de serviços normalizado no setor”, declarou a seguradora italiana citada pela Reuters

De acordo com o regulador, a decisão quanto ao processo deverá ser tomada no prazo de 24 meses.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Regulador espanhol investiga Generali e Sanitas por suspeita de práticas anticoncorrenciais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião