Empresas pagam propinas de alunos de nova licenciatura da Nova FCT

Nova FCT abre nova licenciatura no próximo ano letivo em Engenharia de Comunicações e de Informação. Os 20 alunos admitidos verão as propinas financiadas por um conjunto de empresas.

Vodafone, Meo, Nos, Cisco e Axians são algumas das empresas que vão financiar as propinas dos 20 alunos que venham a ser admitidos na nova licenciatura em Engenharia de Comunicações e de Informação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (Nova FCT), no ano letivo que arranca em setembro. O protocolo foi assinado esta terça-feira.

“A Nova FCT acaba de anunciar o lançamento de uma nova licenciatura em Engenharia de Comunicações e de Informação, que começa já no próximo ano letivo de 2025/2026. A nova formação conta com a colaboração estratégica de um conjunto de empresas líderes no mercado, como Axians, Cisco, GMV, Meo, Nokia, Nos e a Vodafone, para o financiamento integral das propinas dos 20 alunos admitidos“, lê-se numa nota enviada esta tarde às redações.

Este acordo vigorará “nas três primeiras vezes da licenciatura”, ou seja, nas três primeiras turmas deste novo curso, sendo que os alunos em causa terão as propinas pagas em todos os anos da licenciatura.

O ECO questionou se este pagamento tem como contrapartida os alunos terem de estagiar nas referidas empresas, mas foi explicado que tal não será obrigatório. Os alunos terão, sim, oportunidade de fazer esses estágios, mas por opção própria.

Por outro lado, em comunicado, a Nova FCT avança que o novo curso foi desenhado com “um plano de estudos inovador, criado à medida das necessidades do setor tecnológico, abrangendo áreas como consultoria, operação de redes e desenvolvimento de soluções tecnológicas“.

Além do financiamento das propinas, as empresas parceiras vão também partilhar casos reais de aplicação ao longo da formação dos alunos. “Para tal, estão previstas sessões semestrais abertas a todos os estudantes, onde as empresas apresentarão os seus projetos inovadores, fomentando o interesse e o networking entre estudantes e empregadores”, é detalhado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Empresas pagam propinas de alunos de nova licenciatura da Nova FCT

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião