EDP rejeita pressões nos EUA por ter acionista chinês, mas diz estar “a monitorizar”

Num contexto de tensão crescente entre Estados Unidos e a China, a EDP, que tem a China Three Gorges como acionista, garante que não tem sentido pressões da administração Trump.

A EDP apresentou, esta sexta-feira, os resultados do primeiro trimestre do ano. Em declarações ao ECO/Capital Verde, o CEO, Miguel Stilwell, considera que os lucros de 428 milhões de euros são reflexo de que a empresa está “no bom caminho”. Já em relação às tensões crescentes entre os Estados Unidos e a China, indica que estas não se têm refletido em pressões sobre a empresa, que tem do outro lado do Atlântico um dos seus principais mercados.

Sobre se a EDP tem sofrido algum tipo de pressão nos Estados Unidos já que o seu maior acionista individual é chinês, Miguel Stilwell rejeita: “Não. A China Three Gorges já é acionista há muitos anos, e temos tido este equilíbrio entre ter um acionista com 20% [do capital] e ao mesmo tempo continuar a crescer nos Estados Unidos. Não tem existido informação adicional ou que mostre aqui uma alteração da relação connosco“.

Confrontado com o agravar das tensões entre as duas maiores economias do mundo, e se isso não determina um risco acrescido para a EDP, Stilwell assume apenas que a empresa “continua a monitorizar a situação“.

Em relação aos resultados, o CEO vê-os como prova de que a empresa está “no bom caminho”, e que tem conseguido fazer um equilíbrio entre o crescimento e uma maior eficiência.

Acionistas podem ter novas surpresas

Em relação ao declínio em bolsa, Stilwell aponta que o preço da ação já subiu mais de 15% nas últimas semanas e que “não reflete necessariamente os resultados que a EDP tem a cada momento”, mas sim um sentimento e uma perceção de crescimento futuro e da incerteza, relacionada com o contexto nos EUA, em particular as tarifas impostas por Trump.

Na ótica de Stilwell, face aos receios, os investidores preferem vender. Contudo, mais clareza sobre os EUA e a redução de taxas de juro deverão contribuir positivamente para o preço da ação acredita.

O papel da gestão, para Stilwell, no meio da “euforia” e “depressão” dos mercados, é “ir entregando resultados reais”. Confrontado com a possibilidade de aumentar a remuneração acionista, Stilwell aponta que a empresa já antecipou o dividendo que estava previsto para 2026 – entregando este ano 20 cêntimos, mais 3% que o previsto – e lançou um programa de recompra de ações de 100 milhões, que “são formas de acelerar a remuneração dos acionistas”, para depois pontuar: “Iremos tomando decisões desse género, ou outras que se revelem criadoras de valor para o acionista“.

Questionado em relação às redes, que voltaram a ser um pilar importante nos resultados da cotada (28% do EBITDA), Stilwell prefere não avançar o impacto que teria nos resultados uma decisão no sentido de não participar no concurso para a rede de distribuição em Portugal, como chegou a admitir.

Afirma apenas que a elétrica “vai esperar para ver” em que moldes será lançado o concurso, e que no caso de não apresentar “viabilidade económica, financeira ou mesmo técnica”, a EDP tem reservado o direito de não concorrer. Contudo, reitera que o investimento feito na rede até ao momento exige que a empresa seja compensada caso não mantenha a concessão.

Adicionalmente, atira que ter a rede de baixa tensão separada da média e alta é caso único em Portugal e “do ponto de vista técnico e de sistema, não tem qualquer sentido” nem é “particularmente do interesse do consumidor”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EDP rejeita pressões nos EUA por ter acionista chinês, mas diz estar “a monitorizar”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião