Ministra da Energia acusa França de ‘pouco interesse’ em ligar-se à Ibéria e de criar barreiras ao mercado interno
Sobre as causas, a ministra adianta que já se conhecem os primeiros centros eletroprodutores que se desconectaram da rede e a respetiva zona, mas não é claro sequer se o problema surgiu nessa área.
A ministra da Energia em Portugal, Maria da Graça Carvalho, acusa França de “não ter muito interesse” em reforçar as ligações a Espanha, e alerta para as consequências a nível europeu dessa postura, ao mesmo tempo que assume que os governos ibéricos vão insistir “com mais força” em relação a este tema, junto da Comissão Europeia.
“Penso que França não tem muito interesse [em reforçar as interconexões com a Península Ibérica] porque tem muita energia nuclear“, avalia a ministra da Energia, em declarações ao jornal espanhol El País, indicando que os problemas ambientais associados à ligação são ultrapassáveis. E sublinha que França terá benefícios com esta interconexão no caso de uma crise energética.
A mesma garante que ambos os governos ibéricos vão retomar o tema “com mais força” junto da Comissão Europeia. “Esta não é uma questão trilateral ou bilateral, é uma questão europeia”, até porque França “está a colocar barreiras ao mercado interno”, acusa.
Sobre as causas, a ministra adianta apenas que já se conhecem os primeiros centros eletroprodutores que se desconectaram da rede e a respetiva zona, mas não é claro sequer se o problema surgiu nessa mesma área. Eventuais pedidos de compensação a Espanha são, para já, inoportunos, desconhecendo-se a origem, considera.
Em relação à separação dos dois mercados, que foi revertida parcialmente na quinta-feira passada, Maria da Graça Carvalho afirma que “foi uma precaução” por questões de segurança e que tem “um custo”, do qual o Governo estava consciente, e que se traduziu na subida de preço no mercado grossista. Contudo, caso a conexão fosse reposta prematuramente, poderia existir um novo incidente, pelo que se optou por uma postura “cautelosa”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Ministra da Energia acusa França de ‘pouco interesse’ em ligar-se à Ibéria e de criar barreiras ao mercado interno
{{ noCommentsLabel }}