Trump considera União Europeia mais “cruel” do que a China

Presidente norte-americano afirma que a União Europeia trata os EUA "de forma muito injusta" e que tem "cartas na manga" para as negociações.

O presidente norte-americano considerou esta segunda-feira que a União Europeia é “mais cruel” do que a China nas negociações comerciais sobre as tarifas e que é injusta com o seu país. Para Donald Trump, no que toca ao comércio, “a União Europeia, em muitos aspetos, é mais cruel do que a China” e que o bloco vai “cair bastante”.

“Temos todas as cartas na manga, eles trataram-nos de forma muito injusta”, disse o presidente americano, citado pela Reuters. Segundo Trump, a União Europeia vende a terras de Uncle Sam os seus produtos agrícolas, enquanto estes “praticamente” não lhes vendem nada.

“Eles não aceitam os nossos produtos. Isso é muito injusto. Vão ter que pagar mais por assistência médica, e nós vamos ter que pagar menos”, acrescentou.

Bruxelas propôs na semana passada uma lista de bens industriais e agrícolas dos EUA, num valor de 95 mil milhões de euros, para taxar caso as negociações com Washington não resultem, preparando-se também para apresentar uma queixa na Organização Mundial do Comércio (OMC).

Os Estados Unidos e a China acordaram fazer uma pausa de 90 dias na sua guerra tarifária e descer, de forma substancial, o volume de tarifas que se impõem reciprocamente. As tarifas chinesas sobre os produtos norte-americanos vão baixar de 125% para 10% nos próximos 90 dias, enquanto as dos EUA vão reduzir-se de 145% para 30%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Trump considera União Europeia mais “cruel” do que a China

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião