Morreu José Mujica, antigo presidente do Uruguai
José "Pepe" Mujica morreu aos 89 anos. Numa das últimas entrevistas disse que gostava de ser recordado como um "velho louco".
O antigo presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica, morreu esta terça-feira aos 89 anos, vítima de um cancro no esófago. Nascido a 20 de maio de 1935, em Montevideu, Mujica conduziu o país entre 2010 e 2015 e era reconhecido pela sua simplicidade, marcando uma geração de políticos de esquerda na América Latina.
“Dediquei-me a mudar o mundo e não mudei nada, mas estive entretido e deu sentido à minha vida. Morrerei feliz”, disse, em entrevista ao El País em novembro de 2024. Três meses antes, em conversa com o New York Times, disse que gostaria de ser recordado como um “velho louco”.
Nos anos 70, como membro da polémica guerrilha Tupamaros, Mujica resistiu a seis balas e, durante a ditadura militar, esteve preso quatro vezes ao longo de quase 15 anos. Já no período democrático foi eleito deputado em 1994 e, cinco anos depois, senador. Aos 74 anos chega a presidente, com o governo a aprovar iniciativas como a legalização do cannabis, a aprovação da interrupção voluntária de gravidez e o casamento gay.
Quando foi presidente recusou-se a viver na residência oficial, o palácio Suárez y Reyes, preferindo ficar na sua quinta em Rincón del Cerro, a trabalhar no campo. E doava 90% do salário a instituições de caridade, retendo cerca de mil euros. “Fico bem com essa quantia. Tenho de ficar bem porque há muitos uruguaios que vivem com muito menos”, disse ao diário espanhol El Mundo.
Crítico da sociedade de consumo, Mujica defendia menos trabalho e mais tempo livre. “O Uruguai tem 3,5 milhões de habitantes. Importa 27 milhões de pares de sapatos. Para quê?”, questionou, na entrevista ao jornal americano, antes de acrescentar que uma pessoa só “é livre quando escapa à lei da necessidade”. Caso contrário, o “mercado domina-nos e rouba-nos a vida”, concluiu.
Na rede social X, o atual líder do país, Yamandu Orsi, lamentou a morte e sublinhou que vai sentir a sua falta. “É com profundo pesar que comunicamos o falecimento do nosso camarada Pepe Mujica. Presidente, militante, dirigente e líder. Vamos sentir muito a tua falta, meu velho. Obrigado por tudo o que nos deste e pelo teu profundo amor pelo teu povo“, lê-se.
Tweet from @OrsiYamandu
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Morreu José Mujica, antigo presidente do Uruguai
{{ noCommentsLabel }}