Ministra leva a Bruxelas carta da Península Ibérica sobre interconexões
A ministra vai também reunir com o presidente da direção da ENTSO-e [Rede Europeia de Gestores de Redes de Transporte de Eletricidade], Damian Cortinas, no mesmo dia.
A ministra do Ambiente e Energia vai reunir com o Comissário Europeu da Energia, em Bruxelas, onde irá entregar uma carta dos Governos de Portugal e de Espanha para a aceleração das interconexões elétricas entre Península Ibérica e França.
Maria da Graça Carvalho reúne com Dan Jørgensen esta quarta-feira, na Comissão Europeia, onde irá entregar a carta a apelar ao aumento das interconexões elétricas, uma reivindicação antiga da Pensínsula Ibérica, que ganhou um novo fôlego após o apagão de 28 de abril que afetou Portugal e Espanha.
A ministra vai também reunir com o presidente da direção da ENTSO-e [Rede Europeia de Gestores de Redes de Transporte de Eletricidade], Damian Cortinas, no mesmo dia, enquanto no dia seguinte tem marcado um encontro com o Comissário Europeu para o Clima, Wopke Hoekstra.
Um corte generalizado no abastecimento elétrico deixou, a 28 de abril passado, Portugal continental, Espanha e Andorra praticamente sem eletricidade, bem como uma parte do território de França.
Aeroportos fechados, congestionamento nos transportes e no trânsito nas grandes cidades e falta de combustíveis foram algumas das consequências do apagão. Este incidente sublinhou a importância de aumentar a resiliência da rede elétrica da União Europeia.
A Rede Europeia de Gestores de Redes de Transporte de Eletricidade está a investigar as causas deste apagão, que classificou como excecional e grave.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Ministra leva a Bruxelas carta da Península Ibérica sobre interconexões
{{ noCommentsLabel }}