CEO da Caixa em sintonia com Miranda Sarmento. “Não é saudável para Portugal ter 50% da banca em mãos espanholas”

Paulo Macedo está em sintonia com o seu acionista, considerando que "não é saudável" para o país que 50% da banca esteja nas mãos de bancos espanhóis. Separar o Novobanco será "muito complexo".

O ministro das Finanças disse-o e o CEO da Caixa Geral de Depósitos (CGD) está em sintonia: “Não é saudável para Portugal ter 50% da banca em mãos espanholas”.

Parece-me uma opinião razoável, não é uma novidade”, disse Paulo Macedo, na conferência de apresentação dos resultados do banco público relativos ao primeiro trimestre do ano.

Esta quarta-feira, Miranda Sarmento afirmou em entrevista à RTP que “é do interesse do país que não haja uma excessiva concentração do setor bancário de bancos de um único país, como é o caso de Espanha. “Não dá muita saúde discordar do que o ministro diz”, ironizou Macedo.

Separação do Novobanco “seria muito complexa”

Na mesma entrevista, o ministro deu carta branca à administração da Caixa para apresentar uma proposta ao Governo sobre uma eventual aquisição do Novobanco, sozinha ou em parceria.

Sobre isto, Paulo Macedo frisou que “o ministro das Finanças tem dado uma latitude grande à Caixa, na gestão do seu dia a dia”. “Estamos confortáveis para apresentar as propostas que sejam relevantes”, adiantou.

Reiterou ainda que a Caixa estaria interessada em “melhorar a quota na área das empresas”, onde tem “uma quota abaixo do que é natural”.

Macedo explicou que só pode ficar com uma parte do negócio por questões de concorrência. “Se há outras alternativas [a ficar com todo o banco] iremos vê-las”, atirou, dizendo depois que “a separação [do Novobanco] seria muito complexa”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CEO da Caixa em sintonia com Miranda Sarmento. “Não é saudável para Portugal ter 50% da banca em mãos espanholas”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião