Fernando Araújo, cabeça de lista do PS pelo Porto, abdica do lugar de deputado
O médico apontado para ministro da Saúde de Pedro Nuno Santos decidiu manter-se na Unidade Local de Saúde de São João, no Porto, porque entende que é "a melhor forma de defender o SNS".
O ex-diretor do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e cabeça de lista do PS pelo Porto, Fernando Araújo, não irá assumir o lugar de deputado na Assembleia da República, após a hecatombe eleitoral para as legislativas que os socialistas sofreram na noite de 18 de maio.
O médico, apontado para ministro da Saúde de um governo de Pedro Nuno Santos, vai manter-se na Unidade Local de Saúde de São João e na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, porque entende que é “a melhor forma de defender o SNS”, segundo um comunicado que o próprio enviou à agência Lusa.
“Após uma reflexão cuidada e uma ponderação pessoal, entendi que a melhor forma de continuar a defender o Serviço Nacional de Saúde (SNS) seria manter-me na ULS São João e na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, como médico e professor universitário, não assumindo, por isso, o lugar de deputado na Assembleia da República”, escreve Fernando Araújo no comunicado.
O médico começa a nota com um agradecimento a Pedro Nuno Santos, que deixou a liderança do PS na sequência do resultado das eleições legislativas. “Gostaria, em primeiro lugar, de agradecer ao Pedro Nuno Santos a confiança e a abertura do Partido Socialista ao convidar-me para liderar a lista de candidatos a deputados pelo distrito do Porto”, lê-se na nota daquele que era apontado como potencial ministro da Saúde em caso de vitória socialista.
Fernando Araújo diz que, “ao longo da campanha, em cada evento, praça ou conversa anónima”, sentiu “o carinho de tantas pessoas” e que recebeu “sugestões valiosas que demonstram que a participação cívica está viva no nosso país”.
No entanto, preferiu não seguir um caminho político. “Acredito num SNS com os melhores profissionais de saúde, motivados, com um projeto de vida, e que seja acessível a todos os portugueses, independentemente da condição económica ou estatuto social, orientado exclusivamente pelas suas necessidades clínicas”, defende.
No mesmo comunicado, o médico garante que “o PS contará com uma excelente representação parlamentar pelo distrito do Porto, que se irá fazer ouvir na defesa dos valores preconizados neste projeto”. Com a desistência de Fernando Araújo, cabeça de lista pelo círculo do Porto, Sofia Pereira, líder da JS, será a primeira a assumir o lugar de deputado por aquele distrito.
O ex-diretor da Direção-Executiva do SNS, que foi secretário de Estado adjunto e da Saúde quando Adalberto Campos Fernandes era ministro, liderou a lista de candidatos a deputados pelo distrito do Porto das Legislativas de domingo, tendo sido o primeiro de 11 deputados eleitos por este círculo eleitoral.
powered by Advanced iFrame free. Get the Pro version on CodeCanyon.
Nota: Se está a aceder através das apps, carregue aqui para abrir o gráfico.
A AD – coligação PSD/CDS ganhou as legislativas de 18 de maio, conquistando 89 lugares. Quando ainda faltam atribuir os quatro mandatos dos círculos da emigração, o PS é o segundo partido mais votado, com 23,38% dos votos, com 58 deputados, os mesmos que o Chega, que tem menor votação, 22,56%.
Segue-se a IL, em quarto lugar, com 5,53% dos votos e nove deputados, e o Livre, com 4,2% e seis parlamentares. A CDU, com 3,03% dos votos elegeu três deputados, enquanto o BE com 2% e o PAN com 1,36% elegeram uma deputada cada. O JPP, da Madeira, entrou no Parlamento com 0,34% dos votos em termos nacionais e um parlamentar.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Fernando Araújo, cabeça de lista do PS pelo Porto, abdica do lugar de deputado
{{ noCommentsLabel }}