Fisco já transferiu dois mil milhões de euros em reembolsos de IRS
Até ao final do mês de junho, foram pagos quase 2,2 milhões de reembolsos de IRS, num montante global de dois mil milhões de euros, indica o Ministério das Finanças.
O Fisco já devolveu aos contribuintes portugueses dois mil milhões de euros referentes a quase 2,2 milhões de reembolsos de IRS. O balanço foi feito esta quinta-feira pelo Ministério das Finanças.
“Até à mesma data [30 de junho], foram pagos quase 2,2 milhões de reembolsos, no montante global de dois mil milhões de euros, dos quais 679 mil correspondem a declarações submetidas através do IRS automático”, lê-se na nota enviada às redações pelo gabinete de Joaquim Miranda Sarmento.
A campanha de IRS relativa aos rendimentos obtidos em 2024 arrancou a 1 de abril deste ano e terminou esta segunda-feira, dia 30 de junho. Nesse período, foram submetidas 6,3 milhões de declarações de IRS, das quais mais de 1,7 milhões na modalidade de IRS automático, avança esta tarde o Ministério das Finanças.
Destas 6,3 milhões de declarações, a Autoridade Tributária já tinha liquidado até esta segunda-feira mais de 5,3 milhões, das quais mais de 2,31 milhões deram origem a reembolsos de IRS, “num valor 2,14 mil milhões de euros”. E desse total, dois mil milhões já seguiram para as contas dos contribuintes portugueses, conforme referido.
“O prazo médio dos reembolsos das declarações submetidas através do IRS automático situava-se nos 12,8 dias“, acrescenta ainda o gabinete de Joaquim Miranda Sarmento, em comunicado.
Balanço do IRS
ㅤ
6,3 milhões de declarações entregues, das quais 1,7 milhões automáticas
5,3 milhões de declarações já liquidadas, das quais 2,31 milhões com reembolsos
2,14 mil milhões de reembolsos apurados, dos quais 2 mil milhões já pagos
Por lei, a Autoridade Tributária tem até 31 de agosto para transferir todos os reembolsos de IRS aos contribuintes, mas, regra geral, essas devoluções têm sido mais céleres. Daí que, embora a campanha tenha terminado há menos de uma semana, uma parte significativa dos reembolsados já tenham sido pagos. Por outro lado, os contribuintes portugueses que tenham imposto a pagar têm até 31 de agosto para o fazer.
Durante o ano, os contribuintes vão retendo IRS na fonte e na primavera do ano seguinte, o Fisco faz um ajuste de contas. Os reembolsos acima de referidos não são um cheque dado pelo Estado aos contribuintes, mas a devolução dos impostos pagos em excesso face às taxas efetivas de IRS.
(Notícia atualizada às 16h13)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Fisco já transferiu dois mil milhões de euros em reembolsos de IRS
{{ noCommentsLabel }}