O desporto, um aliado na luta contra a solidão indesejada que se intensifica no verão entre os idosos
Os especialistas concordam que as interações sociais de qualidade são essenciais para a saúde física, mental e emocional dos idosos.
Em Espanha, mais de dois milhões de pessoas com mais de 65 anos vivem sozinhas e cerca de 55% delas não têm companhia regular. De acordo com os últimos dados do Instituto do Idoso e dos Serviços Sociais (Imserso), 11,4% deste grupo reconhece que se sente particularmente triste durante os meses de verão.
Precisamente por esta razão, a atividade física em grupo é um dos instrumentos mais eficazes para combater o isolamento e promover a saúde geral deste grupo, especialmente durante os meses do ano em que o sentimento de solidão se intensifica.
O calor extremo, a redução das atividades comunitárias e a ausência temporária de familiares e amigos durante o verão agravam uma situação que vai muito além da esfera emocional. A solidão prolongada na velhice não só afeta o humor e a autoestima, reduzindo o interesse em interagir e socializar, como também está associada a um risco acrescido de doença, deficiência cognitiva, depressão e ansiedade.
Como refere Alfonso Arroyo, vice-presidente da GO fit, “os nossos centros desempenham um papel fundamental, não só como espaços de exercício físico, mas também como ambientes sociais que combatem a solidão e reforçam a convivência e o sentido de comunidade”. De facto, há anos que a GO fit trabalha com um modelo que entende o exercício como parte de uma experiência mais ampla, na qual se fomenta a criação de laços, a manutenção de atividades saudáveis e o sentimento de estar acompanhado dentro de uma comunidade.
Várias associações também intensificam o seu trabalho durante o verão para nos lembrarem da importância de não esquecermos os nossos idosos. A Fundação Amigos dos Idosos, por exemplo, lançou uma nova edição da sua campanha de solidariedade verão da Dominga, centrada na angariação de fundos para programas que acompanham e apoiam os idosos que sofrem de solidão indesejada. Por seu lado, a Fundación Grandes Amigos lançou vários vídeos em que os idosos falam sobre o que o verão significa para eles.
Para além destas iniciativas, são promovidas várias recomendações para mitigar a solidão, como manter uma rotina de chamadas ou videochamadas com familiares e amigos; incentivar atividades que mantenham a mente ativa e reforcem um sentido de propósito, como escrever cartas ou diários, cuidar de plantas e participar em jogos de tabuleiro.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
O desporto, um aliado na luta contra a solidão indesejada que se intensifica no verão entre os idosos
{{ noCommentsLabel }}