Ex-administrador despedido por justa causa põe Novobanco em tribunal

Carlos Brandão foi demitido do Novobanco no início do ano por conta de operações financeiras suspeitas na "esfera pessoal" que motivaram participação ao Ministério Público.

O ex-administrador do Novobanco Carlos Brandão avançou para tribunal para contestar o seu despedimento por justa causa no início do ano, na sequência de operações financeiras suspeitas realizadas na “esfera pessoal” e que motivaram uma participação do banco junto do Ministério Público.

Carlos Brandão colocou uma ação de impugnação da regularidade e licitude do despedimento no Tribunal da Comarca de Lisboa no início do mês, avança o jornal Público e confirmou o ECO no portal Citius.

O Novobanco anunciou a 7 de janeiro a destituição com justa causa de Carlos Brandão do cargo de membro do conselho de administração, depois de ter tido conhecimento de “operações financeiras suspeitas realizadas na sua esfera pessoal, as quais deram origem a uma denúncia às autoridades”.

Essas operações haviam sido detetadas três meses antes, mas o banco optou por manter o gestor em funções “para não interferir com a investigação do Ministério Público”.

O Ministério Público esclareceu posteriormente que estão em causa factos que podem constituir a prática de crimes de fraude fiscal qualificada, branqueamento de capitais e falsificação por parte do agora ex-administrador do Novobanco. Carlos Brandão e a mulher foram constituídos arguidos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ex-administrador despedido por justa causa põe Novobanco em tribunal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião