Ministro das Finanças da Irlanda reeleito presidente do Eurogrupo

Paschal Donohoe foi esta segunda-feira reeleito para um terceiro mandato à frente do grupo informal dos ministros da Zona Euro, após os dois outros candidatos terem retirado a candidatura. 

O ministro das Finanças da Irlanda e atual presidente do Eurogrupo, Paschal Donohoe, foi esta segunda-feira reeleito para um terceiro mandato à frente do grupo informal dos ministros da Zona Euro, após os dois outros candidatos terem retirado a candidatura.

“Foi uma grande honra e privilégio servir como Presidente do Eurogrupo desde 2020. Estou muito grato aos meus colegas ministros pela confiança que depositaram em mim para continuar a liderar o nosso importante trabalho para um terceiro mandato”, disse o líder do Eurogrupo, em comunicado.

A eleição por consenso teve lugar esta tarde durante a reunião do grupo, com o novo mandato de dois anos e meio a ter início a 13 de julho. Logo no início da reunião, os ministros da Economia, Comércio e Empresas de Espanha, Carlos Cuerpo, e o ministro das Finanças da Lituânia, Rimantas Sadzius, retiraram a sua candidatura, sendo assim apenas votado o nome do governante irlandês.

Paschal Donohoe foi reeleito para um terceiro mandato à frente do Eurogrupo.European Union

Para Paschal Donohoe, perante as mudanças geopolíticas “significativas”, a Zona Euro demonstrou ser muito resiliente. “Será uma tarefa minha fortalecer ainda mais a nossa zona monetária comum e facilitar progressos tangíveis nas nossas principais áreas de trabalho durante este próximo mandato – da coordenação orçamental à União dos Mercados de Capitais, e do euro digital à União Bancária”, considerou.

Uma Zona Euro mais forte e competitiva irá reforçar o papel internacional do euro e aumentará ainda mais a nossa resiliência e prosperidade, em benefício dos nossos cidadãos”, defendeu.

Paschal Donohoe assumiu a liderança do Eurogrupo, pela primeira vez, em 13 de julho de 2020, sucedendo no cargo a Mário Centeno, então ministro das Finanças de Portugal. O grupo informal foi criado em 1997 e qualquer ministro da Zona Euro pode concorrer ao cargo.

(Notícia atualizada às 16h24)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ministro das Finanças da Irlanda reeleito presidente do Eurogrupo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião