Portugal é o 9º país da UE com combustíveis mais caros. Impostos ditam até mais 21 cêntimos / litro face a Espanha
Olhando ao segundo trimestre do ano, o preço do gasóleo e gasolina em Portugal colocou-se no nono lugar, entre os país com os preços mais caros. Impostos ditam preços acima de Espanha.
Portugal apresentou um preço médio de venda da gasolina e do gasóleo acima da média da União Europeia e também da vizinha Espanha, indica a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, num boletim relativo aos preços dos combustíveis no segundo trimestre deste ano.
Em ambos os combustíveis, Portugal surge no 9º lugar entre os 27 Estados membros. Figura assim no ‘top 10’ dos mais caros e, em média, os impostos ditam que os combustíveis em Portugal sejam até 21 cêntimos mais caros do que do outro lado da fronteira.
O preço médio de venda (PMV) da gasolina na UE desceu, em média, 6,1 cêntimos por litro (cent/l) entre o primeiro e o segundo trimestre deste ano. Os preços nacionais são mais altos do que a média da UE, ocupando Portugal a nona posição dos países com os preços mais elevados. Em comparação com Espanha e olhando ao preço sem impostos, Portugal praticou um PMV 0,7 cêntimos por litro inferior.
No gasóleo, o PMV na UE diminuiu 9,9 cent/litro do primeiro para o segundo trimestre deste ano. O PMV nacional situou-se acima dos valores médios da UE, atribuindo igualmente a Portugal o nono lugar na lista dos preços mais altos. Sem impostos, o preço médio nacional é 2,1 cent/l inferior ao do país vizinho, ocupando a 11.ª posição dos países com preços mais altos.
Já no GPL Auto, com e sem impostos, os preços nacionais foram mais baixos do que os praticados em Espanha. Comparado com o valor médio da UE, o PMV nacional foi 6,3 cent/l superior. Contudo, excluindo impostos, os preços nacionais situaram-se 6,4 cent/l abaixo da média europeia.

Impostos ditam preços acima de Espanha
Os impostos pesam mais em Portugal do que no bloco europeu e em Espanha. Na gasolina, os impostos pesam 56% em Portugal, 55% na UE e 49% em Espanha. No gasóleo, em Portugal têm um peso de 52%, enquanto o bloco europeu fica pelos 50% e Espanha pelos 45%. No GPL para automóveis, o mesmo cenário, mas com diferenças mais pronunciadas: a carga fiscal ocupa uma fatia de 45% em Portugal, 33% na UE e apenas 21% em Espanha.
Na gasolina, “Portugal apresentou uma maior carga fiscal (56%) no contexto da Península Ibérica, razão pela qual o PMV português, com impostos, foi cerca de 21,4 cent/l superior ao de Espanha“, contabiliza a ERSE. Uma afirmação que se repete em relação ao gasóleo: “O peso fiscal em Portugal (52%) foi superior ao espanhol (45%), levando a que o PMV praticado em Portugal fosse 15,1 cent/l superior ao de Espanha“. O GPL Auto é exceção: os preços nacionais, tanto “com” como “sem” impostos, foram mais baixos do que os praticados em Espanha.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Portugal é o 9º país da UE com combustíveis mais caros. Impostos ditam até mais 21 cêntimos / litro face a Espanha
{{ noCommentsLabel }}