“Estamos muito focados” em aumentar preço das ações da EDP Renováveis, diz Stilwell

"Um sólido plano de negócios" e "boas decisões de investimento" são as ferramentas que a cotada pretende usar para levantar o preço da ação da subsidiária de energias limpas.

O CEO da EDP e EDP Renováveis, Miguel Stilwell de Andrade, indica que a empresa se tem dedicado uma atenção relevante a “identificar” formas de valorizar o preço da EDP Renováveis. Fala, sobretudo, de atuar através de um “sólido” plano de negócios.

O preço da ação da EDP é extremamente importante para nós. É uma parte muito material do nosso negócio”, concedeu o gestor, numa chamada com analistas, no rescaldo da apresentação de resultados da casa-mãe do grupo, a EDP.

Estamos muito focados em identificar maneiras de aumentar o preço da ação da EDP Renováveis“, indicou o líder de ambas as cotadas. Stilwell afirma que espera consegui-lo “principalmente” através de “um sólido plano de negócios” e de “boas decisões de investimento”, assim como através de uma gestão do balanço que permita que os resultados cresçam no médio a longo prazo.

Os títulos da EDP Renováveis têm registado quebras nos últimos cinco anos, em particular em 2024, ano no qual os preços da ação afundaram 45%. No último ano a quebra é de 28%, embora desde janeiro de 2025 até ao momento se registe uma ligeira recuperação, de 2,69%. Esta quinta-feira, as ações da EDPR estão a valorizar 0,39% para os 10,31 euros, enquanto as ações da “casa-mãe” se movem no sentido oposto, com uma redução de 0,68% para os 3,79 euros.

Nota: Se está a aceder através das apps, carregue aqui para abrir o gráfico.

CESE é “claramente” inconstitucional

Confrontado com os encargos que a EDP suporta em relação à Contribuição Extraordinária sobre o Setor Energético, Stilwell foi perentório: “Nós achamos que, claramente, esta taxa é inconstitucional de momento, dado que foi criada em um momento extraordinário, e esse momento extraordinário já foi muito ultrapassado”.

O líder da EDP relembrou que a CESE foi criada em 2014, quando Portugal foi intervencionado pela Troika. “Em 2025, não faz sentido continuar a ter essa taxa, quando claramente já não há nenhum momento extraordinário”,insistiu, antes de rematar, referindo-se a decisões dos tribunais: “Esperamos ter alguma conclusão sobre isso e alguma visibilidade em breve“.

A CESE tem sido largamente contestada pelas empresas visadas, incluindo na justiça. Uma decisão do Tribunal Constitucional conhecida recentemente veio permitir que as empresas do subsetor do gás natural — que inclui concessionárias das atividades de transporte, distribuição ou armazenamento subterrâneo — possam pedir a devolução de valores que lhes foram cobrados no âmbito desta taxa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Estamos muito focados” em aumentar preço das ações da EDP Renováveis, diz Stilwell

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião