Austrália compra 11 fragatas ao Japão no maior negócio militar desde a II Guerra Mundial

  • Joana Abrantes Gomes e Lusa
  • 5 Agosto 2025

A Austrália vai comprar 11 fragatas da classe Mogami construídas pelo grupo japonês Mitsubishi Heavy Industries (MHI) por 10 mil milhões de dólares australianos.

O Governo australiano anunciou esta terça-feira a aquisição de 11 fragatas da classe Mogami ao Japão, num negócio avaliado em 10 mil milhões de dólares australianos (cerca de 5,6 mil milhões de euros).

Este contrato representa o maior acordo militar do Japão desde a Segunda Guerra Mundial, sendo também, segundo o ministro da Defesa australiano, Richard Marles, “o maior acordo de defesa-indústria já celebrado” entre os dois países.

Richard Marles, ministro da Defesa australiano, anuncia a compra de 11 fragatas da classe Mogami ao JapãoLusa

A compra de navios de guerra japoneses pelo Executivo australiano, em detrimento de outros modelos, como os da espanhola Navantia ou da sul-coreana Hanwha, representa uma mudança na doutrina militar do país face ao aumento das tensões no Indo-Pacífico.

Em fevereiro, a China realizou exercícios militares surpresa em águas internacionais entre a Austrália e a Nova Zelândia, o que foi interpretado pelos dois países da Oceânia como uma declaração de intenções. A ministra da Defesa da Nova Zelândia, Judith Collins, classificara abertamente as manobras navais como um “alerta”.

As fragatas furtivas da classe Mogami, esperadas pela Austrália até 2030 e com capacidade de lançar mísseis de cruzeiro de longo alcance Tomahawk, destinam-se a substituir as fragatas envelhecidas da classe Anzac, que entraram em serviço na década de 1990.

“A fragata da classe Mogami é a melhor fragata para a Austrália. É um navio de nova geração. É furtivo. Dispõe de um sistema de lançamento vertical de 32 células capaz de disparar mísseis de longo alcance”, afirmou Marles, acrescentando que a aquisição destas fragatas furtivas tornará a marinha do país “maior e mais letal”.

Atualmente, o orçamento da Austrália para o setor da Defesa atinge 2% do Produto Interno Bruto (PIB), com a despesa anual a atingir os 59 mil milhões de dólares australianos (cerca de 33 mil milhões de euros). Embora as pressões do Secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth, não tenham recebido uma resposta favorável do Governo liderado pelo trabalhista Anthony Albanese, Camberra decidiu aumentar o orçamento militar em 10 mil milhões de dólares australianos (5,6 mil milhões de euros) nos próximos quatro anos, exatamente o montante que agora acordou pela compra das fragatas japonesas.

O anúncio de Camberra levou as ações da Mitsubishi Heavy Industries (MHI), a empresa adjudicatária, a valorizarem 4% na Bolsa de Valores de Tóquio, enquanto a cotação do estaleiro Austal, onde será construída a maior parte dos navios, subiu 8%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Austrália compra 11 fragatas ao Japão no maior negócio militar desde a II Guerra Mundial

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião