Nove urgências encerram na grande Lisboa e distrito de Leiria neste fim-de-semana
Perante encerramentos de serviços de urgência nos hospitais, autoridades pedem à população para consultar Linha SNS24.
Quatro serviços de urgência de ginecologia e obstetrícia da área de Lisboa vão estar encerrados neste sábado, enquanto no domingo serão cinco, segundo informação disponibilizada no portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
De acordo com as escalas consultadas pela Lusa na sexta-feira pelas 19:30, neste sábado vão estar encerradas as urgências de ginecologia e obstetrícia dos hospitais de Almada, Caldas da Rainha, Aveiro e Vila Franca de Xira.
No domingo junta-se a estas quatro urgências a do hospital de Setúbal.
Em ambos os dias, no hospital de Vila Franca de Xira vai estar também fechada a urgência pediátrica.
A receber apenas grávidas referenciadas pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão, neste sábado, as urgências de ginecologia e obstetrícia dos hospitais Amadora/Sintra, São Francisco Xavier (Lisboa) e de Leiria.
No domingo são as urgências de ginecologia e obstetrícia dos hospitais Amadora/Sintra e Leiria, com a urgência de obstetrícia de Santarém a acolher igualmente apenas os casos enviados pelo INEM.
Nos dois dias, mas ao nível da urgência pediátrica, o hospital de Loures atende apenas as crianças encaminhadas pelo INEM.
Durante todo o fim-de-semana, a urgência pediátrica do hospital Amadora/Sintra recebe somente os menores referenciados tanto pelo INEM como pela Linha SNS 24.
Os constrangimentos dos serviços de urgência devem-se sobretudo à falta de médicos especialistas para assegurarem as escalas, uma situação que é mais frequente em períodos de férias, como o verão.
As autoridades de saúde apelam à população para que, antes de se deslocar a uma urgência, contacte a Linha SNS24 (808 24 24 24) para receber orientação adequada.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Nove urgências encerram na grande Lisboa e distrito de Leiria neste fim-de-semana
{{ noCommentsLabel }}